Campus Lagoa do Sino

Campus Lagoa do Sino

Localizado na cidade de Buri, no interior de São Paulo, a 130 km de Sorocaba, o Campus Lagoa do Sino da UFSCar está estruturado em três eixos, sendo Desenvolvimento Sustentável Territorial; Soberania e Segurança Alimentar; e Agricultura Familiar. Nele está sediado o Centro de Ciências da Natureza (CCN) da Universidade, que oferece os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, e a partir de 2016 também os bacharelados em Biologia da Conservação e Administração, todos planejados para oferecer um currículo educacional que trabalhe os conteúdos de maneira inovadora.

Atualmente, 94 servidores – 50 docentes e 44 técnicos-administrativos – compõem a equipe que está engajada na formação de profissionais críticos e conscientes de seu papel na sociedade. A serviço dos alunos, que também realizam atividades fora dos limites do Campus, como visitas técnicas a grandes empresas, está uma estrutura com Laboratórios de Solo, Fisiologia, Biologia, Bioquímica, Física, Química, de Processos Biológicos e Ambientais, de Engenharia, Alimentos, e Informática. O Campus Lagoa do Sino também já realizou diversas parcerias com entidades internacionais, públicas nacionais e entidades civis.

Além das atividades de ensino e pesquisa, os projetos de extensão, responsáveis por promover a ligação entre a comunidade acadêmica e os moradores da região do Campus, já ocorrem de maneira ampla. Como por exemplo, encontros entre docentes e pecuaristas da região visando mapear as principais características da produção nos arredores do Campus, e o evento “Lagoa do Sino de Porteiras Abertas”, realizado com o intuito de receber estudantes do Ensino Médio para que conheçam os cursos e a UFSCar.

Também já foram realizadas Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepes), Jornadas Acadêmicas, Seminários sobre os Movimentos Sociais e a questão agrária, palestras sobre diversos assuntos, e eventos que promovem a integração e fomentam a prática da sustentabilidade, como a Feira da Barganha, na qual objetos usados podem ser trocados, vendidos ou comprados. Atividades culturais como exposições e Feira do Livro também ocorrem no Campus Lagoa do Sino. A Seção de Assuntos Comunitários e Estudantis (SeACE) disponibiliza ainda serviços de enfermagem ambulatorial e atendimento psicológico, além de promover conscientização a respeito de doenças variadas.

O Campus está situado em uma fazenda produtiva doada para a Universidade em 2011, pelo escritor Raduan Nassar, e possui 647 hectares de área total, sendo 10 mil m² de área construída. O CCN está próximo ao Vale do Ribeira, uma das mais carentes regiões do Estado de São Paulo e do país, o que contribui para o desenvolvimento da localidade, que é caracterizada pelo contraste entre alguns municípios muito industrializados e outros com economia voltada para a pequena agricultura, de base familiar.

A região também tem características ambientais peculiares, com remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado, sendo uma das regiões do Estado com os maiores índices de preservação vegetal nativa. O ambiente favorável da fazenda que sedia o Campus Lagoa do Sino da UFSCar, bem como em seu entorno, ainda são importantes atrativos que podem ser explorados ao máximo como um ‘laboratório a céu aberto’.

Campus Lagoa do Sino
Rodovia Lauri Simões de Barros, km 12 - SP-189, Bairro Aracaçú
Buri - São Paulo - Brasil
CP 094 - CEP 18290-000
Telefone: (15) 3256-9000