Campus São Carlos

Campus São Carlos

Com 645 hectares de extensão e 196 mil m² de área construída, o Campus São Carlos da UFSCar está localizado a 235 km da capital do Estado de São Paulo, à beira da Rodovia Washington Luís, na antiga fazenda Trancham. Trata-se do primeiro Campus da UFSCar, que teve sua cerimônia de inauguração realizada no dia 13 de março de 1970, com os 100 primeiros alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências e bacharelado em Engenharia de Materiais, 10 professores, 20 técnicos administrativos e o grupo de curadores da universidade.

Hoje em dia, com aproximadamente 10 mil alunos, mil docentes, e 800 técnicos-administrativos, o Campus abriga o Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), o Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade, nos quais estão alocados mais de 30 Departamentos Acadêmicos que oferecem cerca de 40 cursos de graduação.

O Campus São Carlos possui 10 edifícios de aulas teóricas (AT), totalizando mais de 130 salas de aula, mais de 300 laboratórios, e uma Biblioteca Comunitária (BCo), a primeira com essa característica do Brasil em um campus federal, que soma mais de 280.000 exemplares disponíveis para empréstimo. No Campus são ofertados 66 cursos de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento.

São ofertadas 574 vagas para estudantes na Moradia Estudantil, além de, aproximadamente, 80 vagas em moradias externas, de atendimento social e também apoio na alimentação. O Restaurante Universitário (RU) do Campus oferece cerca de 5 mil refeições diárias, que contam com acompanhamento nutricional, além de lanchonetes espalhadas por toda a Universidade.

A infraestrutura do Campus São Carlos da UFSCar oferece também ambulatório médico, parque esportivo com ginásios, campo de futebol, quadras poliesportivas cobertas, quadras de tênis e vôlei de areia, pista de atletismo e piscinas, além da Pista da Saúde. O Campus também conta com uma área de Cerrado, que possui uma faixa preservada, onde é possível realizar um agradável passeio para avistar pássaros, plantas e outros animais.

O município de São Carlos tem cerca de 238 mil habitantes e possui o título de Capital Nacional da Tecnologia. há também dois campi da Universidade de São Paulo (USP). A cidade de São Carlos é internacionalmente conhecida como um importante centro formador de profissionais altamente qualificados, egressos dos mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação oferecidos na cidade. Além do Centro Universitário Central Paulista (Unicep), há ainda duas unidades da Embrapa, dois parques tecnológicos, dois campi da USP, um centro tecnológico da TAM Linhas Aéreas e faculdades pasrticulares. Além disso, São Carlos abriga mais de 200 empresas de base tecnológica, além de quatro multinacionais – Faber-Castell, Tecumseh, Volkswagen e Electrolux.

Campus São Carlos
Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310
São Carlos - São Paulo - Brasil
CEP 13565-905
Telefone: (16) 3351-8111 (PABX)