Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar

Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar

O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi-UFSCar) está diretamente ligado à Reitoria e tem a finalidade de desenvolver, de maneira articulada, as políticas de gestão administrativa e informacional das bibliotecas da Instituição. Criado em 2015 e ainda em fase de implantação, é constituído pelo Conselho do SIBi, pela Diretoria, no qual estão vinculadas as seguintes unidades: Secretaria Executiva, Secretaria de Administração, Finanças e Contratos, Divisão de Desenvolvimento de Coleções e Aquisição, Comitê Gestor e Câmaras Técnicas. Ficam vinculadas ao SIBi as bibliotecas dos quatro campi da UFSCar: Biblioteca Comunitária – Campus São Carlos (BCo), Biblioteca Campus Araras (B-Ar), Biblioteca Campus Lagoa do Sino (B-LS) e Biblioteca Campus Sorocaba (BSo). O acervo das bibliotecas estão disponibilizados em um catálogo global que possibilita a consulta simultânea em todas as bibliotecas, ou em cada uma delas separadamente. O acervo é constituído por livros, periódicos, teses e dissertações, jornais, mapas, CDs e DVDs em todas as áreas do conhecimento. Seguindo as tendências tecnológicas, oferece acesso remoto a fontes de informação eletrônicas, como:

- Portal de Periódicos Capes - disponibiliza mais de 126 bases de dados referenciais e 11 bases de dados de patentes, 37 mil periódicos;
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – aproximadamente 6.500 dissertações e teses defendidas na UFSCar;
- ABNT Coleções - disponibiliza todas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas;
- Coleções de E-books – são disponibilizados acesso a e-books assinados pela UFSCar, via Portal de Periódicos Capes, e-books de livre acesso e e-books de acesso temporário (trial).

As bibliotecas oferecem também diversos serviços, sendo alguns comuns a todas as bibliotecas e outros por iniciativa local. São eles:

-⁠ Empréstimo entre Bibliotecas;
-⁠ Orientação para Normalização de Trabalhos Acadêmicos;
-⁠ Treinamento para Acesso à Bases de Dados,
-⁠ Acesso à Bases de Dados;
-⁠ Elaboração da Ficha Catalográfica,
-⁠ Depósito na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.

A BCo, por ser uma biblioteca comunitária, apresenta um diferencial que são seus Programas de Extensão que objetivam promover a integração da sociedade aos elementos culturais.
O PROLER (Programa de Incentivo à Leitura) e PROVER/INCLUIR (Programa de Atendimento a Usuários Especiais: Deficientes Visuais) realizam uma série de eventos voltados a sua comunidade acadêmica e à comunidade em geral, além de treinamentos e oficinas de formação. O espaço também possui acervo de livros falados e em Braille. Para conhecer mais sobre esses projetos, acesse o site da BCo.