Restaurantes Universitário - Dúvidas Frequentes

Restaurante Universitário - Dúvidas Frequentes

Como é feita a atualização da página do cardápio?
As informações sobre o cardápio do RU são atualizadas semanalmente e exibidas dia-a-dia na página inicial do Restaurante ou através de uma tabela com a programação para toda a semana. O cardápio a ser servido na próxima refeição também pode ser conferido através do ramal 8703.

Por que também é servido chá no lugar do suco?
O suco servido durante as refeições no RU é preparado com suco natural concentrado, sem conservantes. Poucos fornecedores distribuem esse produto, de forma que podem ocorrer atrasos no abastecimento. Quando isto ocorre é servido chá gelado, que atualmente é preparado com hortelã e erva cidreira. Normalmente o RU também opta por intercalar o oferecimento dessas opções, de forma que sejam reduzidos os custos de sua preparação, sem abrir mão da qualidade.

Por que não há copos descartáveis no RU?
O RU disponibiliza copos descartáveis somente para visitantes autorizados que não fazem parte da comunidade universitária. A utilização de canecas pelos alunos, docentes e técnico-administrativos está de acordo com a política ambiental da Universidade. Quem não dispõe de caneca deve entrar em contato com o Grupo Ambiental através do e-mail gaiaufscar@yahoo.com.br.

Como são feitas as alterações no cardápio?
O cardápio do RU é planejado semanalmente; porém, o atraso no fornecimento de gêneros, ingredientes e produtos alimentícios diversos pode interferir no planejamento e ocasionar alterações no cardápio. Problemas com equipamentos utilizados no preparo de refeições também podem exigir mudanças de última hora.

Por que há mudança no cardápio durante as refeições?
É possível ocorrer mudanças no cardápio durante as refeições, especialmente no final do período, pela dificuldade de prever o número exato de usuários para cada refeição.
A estimativa do número de usuários é feita a partir do movimento de usuários no mesmo dia da semana nas semanas anteriores e do tipo de preparação oferecida no cardápio, entre outros. Diariamente, é feito o acompanhamento do rendimento das preparações e são recalculadas as porções per capita, de forma a manter um arquivo atualizado dos dados de consumo e de movimento.
Outros problemas também podem contribuir para que o cardápio seja alterado; no entanto, a equipe do RU tenta sempre equacioná-los o mais rapidamente possível.
Também vale ressaltar que as preparações disponibilizadas no sistema self-service não permitem controle de porcionamento. Portanto, se os primeiros usuários se servem excessivamente, fatalmente os últimos usuários serão prejudicados. O compromisso do RU é não deixar nenhum usuário que chegue dentro do horário estabelecido para as refeições sem atendimento. Para isto, são dispostos alguns itens de preparo rápido para atender aqueles que chegam quando a preparação planejada se esgotou.