27/09/2017
Palestras sobre Inclusão/Exclusão na Educação e na Educação Matemática
São Carlos recebe a visita dos professores alemães David Kollosche (da Universidade de Frankfurt) e Michel Knigge (da Universidade de Potsdam) para palestras e debates sobre inclusão e exclusão na Educação como um todo e na Educação Matemática em particular. Às 10 horas, Kollosche falará sobre a autoexclusão na Educação Matemática, a partir de estudos empíricos. A exposição parte da constatação de como as pessoas que têm problemas com a Matemática frequentemente a evitam, ou atribuem a si mesmas baixas habilidades matemáticas, em um processo que leva à autoexclusão do discurso matemático e à instalação da Matemática como um instrumento incontestável de poder. A partir das 14 horas, Knigge fará a palestra "Inclusão educacional em escolas da Alemanha", em que também apresentará o Potsdam Center para a pesquisa empírica em educação inclusiva (ZEIF) e discutirá o termo "inclusão" e a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiências. A participação é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas, sem necessidade de inscrição prévia e com entrega de certificados. Haverá tradução simultânea.
Local: Auditório Prof. Luiz Antônio Fávaro, no ICMC-USP (Manhã), e Auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar (Tarde)
Horário: 10:00
Realização: Docentes João dos Santos Carmo, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e Renata C. G. Meneghetti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, com patrocínio da Universidade de Potsdam