21/11/2017
Palestra - Desafios para Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo
Como parte da programação das comemorações dos 45 anos do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), a UFSCar recebe o Diretor Científico da Fapesp, Carlos Henrique Brito Cruz, para ministrar a palestra "Desafios para Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo". O evento é aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia. A apresentação parte do fato de que, no Estado de São Paulo, anualmente são aplicados por empresas e governo R$ 28 bilhões em atividades de P&D; realizadas por 73 mil pesquisadores. A maior parte desse dispêndio (60%) é feita por empresas, seguidas pelo Governo Estadual (22,7%) e Governo Federal (14,5%). Há muitos exemplos relevantes de interação entre empresas e universidade e há também expressivos resultados em pesquisa básica com impacto mundial. O principal desafio que se coloca para o sistema de C&T; no Estado é como aumentar ainda mais o impacto científico, social e econômico da pesquisa.
Local: Sala de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGCEM), no prédio do DEMa, na área Norte do Campus São Carlos
Realização: Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa)