Denise Britto - Publicado em 06-09-2017 13:00
Inscrições abertas para especialização a distância em Mídias na Educação
Especialização em Mídias na Educação recebe inscrições para seleção de alunos. Imagem: SEaD-UFSCar
A UFSCar, com o apoio da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), oferecerá pela primeira vez o curso a distância de especialização em Mídias na Educação. O curso é gratuito e disponibiliza 120 vagas, distribuídas em quatro polos de apoio presencial nas cidades de Bálsamo, Santos, São Carlos e Tarumã. O público-alvo é formado por professores da Educação Básica em exercício na sala de aula, nas redes municipais e estaduais.

"Essa especialização visa contribuir para a formação continuada de professores da Educação Básica, permitindo-os produzir e estimular a produção nas diferentes mídias, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem", afirma o professor Glauber Lúcio Alves Santiago, coordenador da iniciativa.

Segundo Santiago, o grande diferencial do curso é oferecer uma proposta de formação flexível e integrada. "Flexível, pois pressupõe liberdade de escolha pelo estudante em relação a horários e lugares de estudo e de avaliação. Integrada porque prevê a convergência de modalidades, de mídias, de contextos, de estratégias, de temas, de componentes curriculares, de sujeitos, de formação, de interesses etc.", explica ele. "Além disso, 30% da carga horária do curso será formada por atividades práticas e de intervenção em serviço. Desse modo, o estudante aproveita os conceitos aprendidos e os aplica em sala de aula", completa Santiago.

O curso tem carga horária de 375 horas e está previsto para iniciar em novembro de 2017, não incluindo nessa carga horária o tempo de dedicação à elaboração da monografia e defesa presencial do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Seleção e inscrições
Os candidatos interessados em participar do processo de seleção devem se inscrever até o dia 18 de setembro, exclusivamente pelo site www.sead.ufscar.br/category/editais-abertos. O processo de seleção será realizado em etapa única, de caráter classificatório, por meio de análise do currículo (prova de títulos).

Todas as instruções para inscrições e demais informações podem ser consultadas no edital, disponível na página da SEaD. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail midias@ead.ufscar.br.