Notícia

Mariana Pezzo - Publicado em 06-09-2017 16:00
Palestras debatem demandas atuais para professores de diferentes níveis
Eventos acontecem em 11 e 12 de setembro e 16 e 17 de outubro. (Reprodução)
Eventos acontecem em 11 e 12 de setembro e 16 e 17 de outubro. (Reprodução)
O Núcleo de Formação de Professores (NFP) da UFSCar realiza a partir do dia 11 de setembro o seu 7º Ciclo de Palestras, com o tema "Docência e Contemporaneidade: Desafios e Perspectivas". O objetivo é discutir as novas exigências e demandas que se impõem à docência na contemporaneidade, buscando o diálogo entre a Universidade e os demais níveis de ensino da rede pública. O Ciclo conta com a parceria da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da Universidade.

Os eventos são gratuitos e cada palestra oferece 180 vagas, com certificados de participação. As inscrições podem ser feitas através deste link. Todos os eventos acontecem no Anfiteatro Bento Prado Junior, na área Norte do Campus São Carlos, e são voltados a professores e demais agentes educacionais da Educação Básica, docentes da Universidade, licenciandos e outras pessoas interessadas.

No dia 11, a programação começa às 19 horas com atividade cultural e, em seguida, a palestra "Políticas de formação de professores nos últimos vinte anos: uma rosca sem fim", com Alda Junqueira Marin, docente da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Nos demais dias, as palestras começam sempre às 19 horas. No dia 12 de setembro, Emília Freitas de Lima, Professora Sênior junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar, ministra a palestra "Inserção profissional de docentes: pesquisas e práticas". Em outubro, no dia 16, o tema é "Parceria compartilhada entre universidade e escola na formação de professores: desafios e perspectivas", com a participação de Maria do Carmo de Souza, docente do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar; e, no dia 17, a programação será encerrada com a palestra "Competência profissional e a relação com os saberes docentes", ministrada por Maria Regina Guarnieri, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus de Araraquara), e do Programa de Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara (Uniara).

Mais informações sobre as palestrantes e o evento como um todo estão disponíveis no site do Núcleo de Formação de Professores.