Notícia

Mariana Pezzo - Publicado em 15-09-2017 13:00
Projeto leva o cinema indígena aos bairros de São Carlos
Estreia será com o filme Das Crianças Ikpeng para o Mundo. Imagem: Reprodução
Estreia será com o filme Das Crianças Ikpeng para o Mundo. Imagem: Reprodução
No dia 19 de setembro, estreia o projeto "O Cinema Indígena vai ao bairro", uma iniciativa do grupo de pesquisa LEETRA (Linguagens em Tradução) da UFSCar. O projeto busca dar visibilidade à temática indígena junto aos moradores do município de São Carlos, com foco nas crianças do bairro São Carlos 8 e na filmografia de autoria indígena.

As sessões de estreia acontecem às 9 e às 15 horas, com o filme "Das Crianças Ikpeng para o Mundo", em que as crianças Ikpeng, do Mato Grosso, apresentam sua aldeia, em resposta à vídeo-carta das crianças da Sierra Maestra, em Cuba. As exibições acontecerão no Centro Educacional Unificado (CEU) do bairro.

Os integrantes do LEETRA - que é coordenado por Maria Sílvia Cintra Martins, professora do Departamento de Letras (DL) da UFSCar - já vêm desenvolvendo, há cerca de um ano, trabalho de perfil educativo centrado nos multiletramentos junto a jovens e crianças do São Carlos 8. Há 10 anos, o grupo desenvolve também várias ações em conjunto com a comunidade acadêmica indígena da UFSCar. As iniciativas podem ser acompanhadas no site do LEETRA, em www.leetra.ufscar.br.