Denise Britto - Publicado em 15-09-2017 13:00
Curso de Engenharia Florestal da UFSCar completa 10 anos
Bosque Bruno Bossolani será plantado no Campus. Foto: CCS.
Nos dias 20 e 21 de setembro, será realizado um evento em comemoração aos 10 anos do curso de Engenharia Florestal do Campus Sorocaba da UFSCar. O objetivo principal é discutir os caminhos do profissional da área para atender as demandas do século XXI. "Hoje, a Engenharia Florestal contribui com a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis, além de atuar na produção florestal com princípios sustentáveis e respeito ao meio ambiente", sintetiza Fátima Piña-Rodrigues, docente do Departamento de Ciências Ambientais (DCA-So) e Vice-Coordenadora do curso. "Também contribuímos muito para a legislação ambiental, especialmente, com forte atuação na parte de políticas públicas e conservação", completa ela.

Para garantir um perfil capaz de atuar em todas essas frentes, a graduação em Engenharia Florestal da UFSCar aposta em um diferencial. "Nosso curso foi o primeiro idealizado para que os alunos tivessem equilíbrio entre conservação e produção sustentável. Ou seja, desde o começo os estudantes são apresentados a esses dois conceitos que, para nós, são indissociáveis", ressalta Piña-Rodrigues. "Na área de produção, nossa abordagem no desenvolvimento de novos produtos é principalmente voltada para a energia e biomassa, que são recursos renováveis, apenas para citar um exemplo. Já na área de conservação, trabalhamos com os produtos não madeireiros, proteção de unidades de conservação e atuamos muito com as comunidades indígenas e pequenos agricultores. Temos também um forte trabalho na área de agroecologia", descreve a docente.

Segundo a professora, o curso também incentiva a utilização de novas tecnologias, voltadas à melhoria da qualidade da vida do ser humano e do meio ambiente. "Os alunos são estimulados a usar novas tecnologias como, por exemplo, sistemas de informação geográfica aplicados a várias áreas do conhecimento", ilustra.

Programação
Para abordar o perfil do engenheiro florestal e seus desafios no futuro, a programação do evento conta, no dia 20/9, com palestras de profissionais do setor atuantes nas esferas de políticas públicas, desenvolvimento sustentável e conservação. No período da tarde, serão organizados debates após as palestras, entre ex-alunos e convidados que atuam como empreendedores em empresas privadas e públicas, organizações não-governamentais e outras instituições. As atividades acontecem no Auditório do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS) do Campus Sorocaba da Universidade.

No segundo dia, 21/9, será realizado o plantio do Bosque "Bruno Bossolani", uma homenagem ao estudante de Engenharia Florestal da UFSCar morto no dia 22 de agosto deste ano. Na ocasião, os estudantes plantarão 150 árvores representando os alunos que já passaram pelo curso. Entre as mudas estão espécies representativas da Mata Atlântica, como ipês e jequitibás. O bosque será plantado em uma área do Viveiro Florestal "Carlos Alberto Martinelli", localizado no Campus Sorocaba.

O evento em comemoração aos 10 anos da Engenharia Florestal da UFSCar é organizado pela Coordenação do Curso - os professores José Mauro Santa da Silva, Coordenador, e Fátima Piña-Rodrigues - e pela secretária do curso, Mariana Coleto, em conjunto com a empresa júnior EcoFlorestal Junior, o Centro Acadêmico da Engenharia Florestal (CAEF) e a Atlética do Campus.

A programação e o link para inscrições estão disponíveis na página do evento no Facebook. Mais informações pelo e-mail ceflo@ufscar.br.