Notícia

Denise Britto - Publicado em 15-09-2017 13:00
Pesquisa avalia impacto da gordura corporal na saúde do joelho
Estudo sobre saúde do joelho convida voluntários para exames. Foto: Pixabay.
Estudo sobre saúde do joelho convida voluntários para exames. Foto: Pixabay.
O Laboratório de Análise da Função Articular (LAFAr) do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar procura voluntários interessados em participar da pesquisa "A influência da gordura intermuscular e da composição corporal no controle postural em pacientes com osteoartrite de joelho". O estudo de doutorado da aluna Maria Gabriela Pedroso, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt), tem orientação da professora Stela Mattiello, do DFisio.

Segundo Pedroso, o objetivo da pesquisa é avaliar a influência da gordura corporal, principalmente a gordura infiltrada na musculatura da coxa, na inflamação e equilíbrio de pessoas com osteoartrite de joelhos. "Para isso, precisamos avaliar pessoas com e sem osteoartrite de joelho", explica.

No momento, os pesquisadores procuram por homens e mulheres para compor o grupo saudável (sem osteoartrite e/ou dor no joelho). Serão realizados exames de raio-X dos joelhos, de composição corporal pelo aparelho DXA (que quantifica massa de gordura, músculo e osso no corpo), exames de sangue, tomografia computadorizada das coxas e abdômen (para análise da gordura visceral e infiltrada na musculatura) e teste de equilíbrio em plataforma de força. Ao final da avaliação, o participante receberá o resultado de todos os exames, além de uma cartilha de exercícios para manutenção da saúde dos joelhos.

Para participar, o voluntário deve ter entre 40 e 65 anos, não ter dor nos joelhos, ser sedentário, ter Índice de Massa Corporal (IMC) de até 30 kg/m2 (não obeso), não ter lesão de meniscos ou ligamentos dos joelhos e não ter labirintite. Interessados podem entrar em contato até novembro com Maria Gabriela Pedroso pelos telefones (16) 3351-8031 ou (14) 99810-1407 (também WhatsApp) ou e-mail gabriela.pedroso@gmail.com.

Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 40396614.4.0000.5504).