Adriana Arruda - Publicado em 26-09-2017 11:00
UFSCar promove primeira edição de Congresso de Saúde Mental
Evento no Campus São Carlos da UFSCar avalia a saúde mental do universitário. Foto: Pixabay.
Nos dias 30 de setembro e 1° de outubro, a Liga de Saúde Mental da UFSCar promove o I Congresso de Saúde Mental, com o tema "A Saúde Mental do Universitário". A abertura acontece às 8 horas do dia 30 e terá a presença da Reitora Wanda Hoffmann. Ao longo dos dois dias, o evento conta com oficinas e mesas-redondas com convidados da própria UFSCar e também de outras instituições. A primeira mesa tratará sobre "O prejuízo da ansiedade no universitário", com Luara Otoch, preceptora do Programa de Residência Médica do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPq - HCFMUSP) e supervisora do ambulatório geral do IPq, e Luciana Fioroni, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar.

A segunda mesa-redonda terá início às 13 horas e abordará a temática "Depressão e suicídio na graduação: como abordar?". A atividade terá a participação de Marina Zotesso, psicóloga da Universidade Estadual Paulista (Unesp, Campus de Bauru); Maria Jesus Dutra dos Reis, professora do DPSi; e da psiquiatra Karina Antonialli.

No domingo, 1°/10, a partir das 8 horas, o Congresso propõe debate sobre "Prevenção de Transtornos Mentais e Promoção de Saúde Universitária", com Maria Claudia Rodrigues, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP); Fernanda Brenneisen Mayer, doutora em Ciências pelo Programa em Ciências Médicas, da FMRP-USP; e Tatiana Gottlieb Lerman, psicóloga do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Além dos debates, haverá oficinas sobre "Terapia Vibracional Integrativa"; "Saúde mental e etnia: Roda de conversa sobre etnopsicologia"; "Medicina Chinesa/Mindfullness", "Meditação"; "Manejo da Ansiedade"; "Saúde Mental da UFSCar e do Trabalhador"; dentre outras. A programação completa está disponível na página do evento no Facebook. O Congresso apresenta também exposições sobre saúde mental, que estarão alocadas no Teatro Florestan Fernandes, área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. As demais atividades acontecem em diversos locais do Campus.

O evento é gratuito e aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem solicitar inscrição pelo e-mail lasm.ufscar@gmail.com. O I Congresso de Saúde Mental conta com o apoio das pró-reitorias de Extensão (ProEx) e de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) da UFSCar. Mais informações estão disponíveis no Facebook.