João Eduardo Justi - Publicado em 19-09-2017 13:00
UFSCar é a 10ª melhor universidade brasileira
UFSCar está entre as melhores instituições de Ensino Superior do Brasil. Imagem: CCS/UFSCar
A UFSCar foi classificada na 10ª posição entre as melhores universidades do Brasil pelo Ranking Universitário Folha (RUF). O RUF é uma avaliação anual do Ensino Superior do País feita pelo jornal Folha de S. Paulo desde 2012.

No ranking, estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, credenciadas junto ao Ministério da Educação (MEC), a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

Considerando os indicadores separadamente, no que refere à qualidade do ensino oferecido, a UFSCar é a sétima melhor universidade brasileira; e a nona melhor no que se refere às atividades de pesquisa e de produção do conhecimento científico.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha nas bases do Censo da Educação Superior Inep-MEC (2015), Enade (2013, 2014 e 2015), SciELO (2013 e 2014), Web of Science (2013, 2014 e 2015), Instituto Nacional da Propriedade Industrial - Inpi (2006-2015), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e fundações estaduais de fomento à ciência (2015) e em duas pesquisas nacionais do Datafolha.