Denise Britto - Publicado em 20-09-2017 13:00
Ouvidoria da UFSCar celebra cinco anos em evento
UFSCar reúne ouvidorias universitárias de SP. Foto: CCS/UFSCar
A Ouvidoria da UFSCar promove, no próximo dia 5 de outubro, um evento para comemorar seus cinco anos de história. O encontro contará com a presença do Ouvidor Geral da União e reunirá ouvidorias de universidades públicas do Estado de São Paulo. As atividades ocorrerão no Campus São Carlos da Universidade, com transmissão ao vivo via webconferência para os campi Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

Com a iniciativa, a Ouvidoria da UFSCar pretende dar visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo desses anos, além de consolidar o diálogo com a Ouvidoria Geral da União. A ideia também é possibilitar uma aproximação com as ouvidorias das universidades públicas do Estado de São Paulo, trocar experiências e firmar novas parcerias, como, por exemplo, a já estabelecida com a Universidade de São Paulo (USP, campus de São Carlos).

Já confirmaram presença as ouvidorias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), das universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do ABC (UFABC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). "É a primeira vez que todas essas ouvidorias se encontram", destaca a Ouvidora Geral da UFSCar, Silvana Perseguino, que credita o interesse de participação desses órgãos em parte à repercussão do manifesto em defesa da universidade pública divulgado pela Ouvidoria da UFSCar durante o XVII Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU), em agosto deste ano em São Paulo. O documento abordou a crise pela qual passam as universidades públicas do País, que tem levado à restrição orçamentária, à paralisação de pesquisas e corte de bolsas, entre outros contingenciamentos. "Em algum momento, essas questões acabam chegando às ouvidorias", afirma Perseguino.

Para ela, o evento contribui com o caráter formativo que a Ouvidoria da UFSCar exerce, indo muito além de um canal de denúncias. "Como uma instância de controle e participação social, a Ouvidoria possibilita a realização de diagnósticos que se transformam em possibilidades de melhoria no contexto da gestão pública. Também possibilita uma atuação pedagógica no sentido de prevenir posturas e ações inadequadas na esfera pública. Ao trazer o olhar do cidadão como um sujeito de direitos, a Ouvidoria se transforma em agente de mudança e de transformação social", defende Perseguino.

Programação
A palestra de abertura será às 9h30, com o Ouvidor Geral da União, Gilberto Waller Junior, apresentando o tema "O código de proteção aos usuários dos serviços públicos". Às 11 horas, a Ouvidora da UFSCar discute "Os processos dialógicos em ouvidorias universitárias". Na sequência, às 11h30, haverá apresentação dos indicadores das ouvidorias universitárias do Estado de São Paulo.

No período da tarde, às 14 horas, o evento promove apresentação das políticas da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da UFSCar. O encontro será encerrado com uma roda de conversa com os coletivos, entidades e a comunidade da UFSCar.

A metodologia de rodas de conversa, implementada em parceria com a SAADE, tem sido enfatizada nas ações da Ouvidoria. "Nem sempre as pessoas estão fortalecidas psicologicamente para lidar com a denúncia. Então, formatamos uma roda de conversa no espaço objeto da denúncia, preferencialmente em parceria com os gestores (chefias e coordenações de curso). Essa iniciativa se materializa como uma mensagem institucional demonstrando que, naquele espaço, não se tolera qualquer violência", explica Perseguino. "As rodas de conversa são uma metodologia que vem se consolidando como uma campanha permanente, da Ouvidoria, SAADE e Coordenadoria de Processos Administrativos Disciplinares (CPAD). Uma iniciativa que dá voz à comunidade e, ao mesmo tempo, fortalece uma política institucional de combate a todos os tipos de violência", completa.

Inscrições
As atividades do evento em comemoração aos cinco anos de atuação da Ouvidoria da UFSCar ocorrem no Auditório do Centro de Educação e Ciência Humanas (CECH), que fica no Edifício de Aulas Teóricas AT2, na área Sul do Campus São Carlos.

As inscrições são gratuitas, abertas a toda a comunidade, e podem ser feitas até o dia 4 de outubro, por meio deste formulário. O link para participação via webconferência estará disponível no dia do encontro em http://webconferencia.sead.ufscar.br/eventos. A gravação ficará disponível para acesso posterior.

O evento está vinculado ao edital da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar como atividade de extensão e, por isso, os alunos participantes receberão certificado equivalente a seis horas de atividades complementares.  "O evento é uma ótima oportunidade de enriquecer a formação de nossos alunos para além da formação técnico-científica específica e tradicional. É, também, uma possibilidade de contribuição para sua formação cidadã", conclui a Ouvidora.