Mariana Pezzo - Publicado em 25-09-2017 13:00
UFSCar inicia clube de leitura de obras que viraram filmes
Exibição de filmes será seguida de debate sobre as obras. Imagem: Divulgação.
A partir de 30 de setembro, a UFSCar realiza o projeto "Cine-Livro", um clube de discussão literário-cinematográfico com o objetivo de aproximar a Universidade de diferentes comunidades, promovendo o gosto pela leitura e pela troca de ideias por meio de um debate informal e descontraído. A realização é do grupo do Programa de Educação Tutorial do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação (PET BCI) da UFSCar, em parceria com o Curso Pré-Vestibular do Campus São Carlos.

Um sábado por mês, das 14 às 17 horas, o público interessado se encontrará no Núcleo UFSCar-Escola (na área Sul do Campus, atrás do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH), para assistir a um filme baseado em um livro e, depois, conversar sobre essas obras: suas histórias, personagens, temas e enredos, dentre outras características. No dia 30, a programação começa com o livro "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector, e o filme dirigido por Suzana Amaral. A participação é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas.

Nos encontros seguintes, serão debatidos "O Uivo", de Allen Ginsberg; "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago; e "Persépolis", de Marjane Satrapi. Todos os livros podem ser encontrados na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar e no Sistema Integrado de Bibliotecas do município de São Carlos (SIBi). Mais informações podem ser obtidas na página do PET BCI no Facebook.