Gisele Bicaletto - Publicado em 25-09-2017 13:00
Saúde Pública é tema de evento na UFSCar
Atividades acontecem nos dias 6 e 7 de outubro, no Auditório do DMed da UFSCar. Foto: CCS-UFSCar
Nos dias 6 e 7 de outubro, a UFSCar sedia evento preparatório para o XV Congresso Paulista de Saúde Pública, que acontecerá em novembro. O evento reúne o 1º Seminário de Saúde Pública de São Carlos e região, o 1º Seminário de Gestores de Saúde do Nordeste Paulista e o 1º Seminário de Pesquisa do Grupo Quíron. Serão realizadas mesas-redondas, roda de conversa e debates que abordam a saúde pública em diversos contextos no Brasil. O tema central é "Saúde e Política - Há uma grande desordem sob o céu", com o subtema "Trabalho, territórios e produção do comum". A atividade é aberta a estudantes, pesquisadores e profissionais da Saúde e demais interessados.

A abertura será no dia 6 de outubro, às 9 horas, seguida da mesa-redonda "E a saúde dos trabalhadores? 30 anos de Cerest: A experiência de quem faz saúde do trabalhador", que terá representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Campinas e de Araraquara, com mediação de Vivian Mininel, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf) da UFSCar. Depois, o tema "E os direitos da cidadania?" será debatido em mesa-redonda com a presença de Nelson Rodrigues da Silva, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Lenir Santos, representante do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa) de Campinas, com mediação de Washington Abreu, docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar. Essas atividades acontecem no Auditório da Unidade Saúde-Escola (USE), na área Norte do Campus São Carlos. Encerrando a programação do primeiro dia, a roda de conversa "E a 'nova' PNAB [Política Nacional de Atenção Básica]?" será realizada no Auditório do DMed, também na área Norte do Campus, com início às 18 horas, e terá a participação de docentes do DMed, representante do Idisa e de gestores e profissionais da Saúde, além de estudantes.

No dia 7 de outubro, a programação começa às 9 horas, no Auditório do DMed, e terá o debate "Gêneros, diversidades, territórios e saúde". Participam dessa atividade a equipe do Consultório de Rua de São Carlos, a Liga de Estudos de Saúde Indígena, Grupo de Pesquisa sobre Saúde do Homem e representantes da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da UFSCar, com moderação do professor Geovani Gurgel Aciole, do DMed e integrante do comitê organizador do evento.

A iniciativa é uma realização do Núcleo de São Carlos da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), organização do Grupo Quíron, com apoio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Unidade Saúde-Escola (USE) e do Grupo de Pesquisa em Gestão, Formação, Saúde e Trabalho do DEnf da UFSCar.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail gescufscar@gmail.com, enviando nome completo, RG e instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da inscrição.