Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 26-09-2017 13:00
UFSCar oferece curso sobre avaliação do comportamento verbal em autistas
UFSCar oferece curso sobre avaliação do comportamento verbal em autistas. Imagem: FAI.UFSCar
É consenso que o diagnóstico precoce de problemas de saúde, geralmente, permite a execução de planos de intervenção que de fato melhorem a vida dos pacientes. Pensando nisso, pesquisadores da UFSCar traduziram para o Português um instrumento americano de avaliação voltado a crianças com autismo e outros indivíduos que demonstram atrasos de linguagem. É o VB-MAPP (do Inglês, Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program).

De acordo com Celso Goyos, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) e coordenador do Instituto Lahmiei - Autismo, ambos da UFSCar, e um dos responsáveis pela tradução, o atraso no desenvolvimento da linguagem é uma das principais características definidoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No entanto, também segundo Goyos, não há razão para que a criança com TEA não aprenda a falar, desde que não apresente prejuízos estruturais nos mecanismos de fala e audição. "A criança deve aprender o repertório de linguagem relacionado à leitura e escrita para aumentar as chances de uma maior integração escolar e social. Assim, é fundamental que o desenvolvimento da linguagem falada seja enfatizado durante o ensino", afirma o docente da UFSCar.

Nesse contexto, o curso sobre VB-MAPP é uma ferramenta importante para permitir uma boa avaliação do repertório da criança, suas habilidades e dificuldades no aprendizado. Com o objetivo de ensinar a aplicação do VB-MAPP e como entender e interpretar os resultados encontrados, a UFSCar oferece a profissionais da Educação e da Saúde a terceira edição do curso avançado sobre o método, nos dias 29, 30 de setembro e 1º de outubro, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, com professores doutores em Análise do Comportamento.

Para Maria Carolina Martone, pesquisadora do Lahmiei, o VB-MAPP, embora não seja o único instrumento de avaliação, é o mais usual e relevante agora disponível em Português. "Considero o método fundamental para educadores e profissionais da Saúde que trabalham com crianças autistas", conclui Martone.

Os interessados podem se inscrever pelo site www.vbmapp-ribpreto.faiufscar.com.