Adriana Arruda - Publicado em 26-09-2017 13:00
Projeto Rondon envolve docentes e alunos em prol de comunidades carentes
Equipe Rondon UFSCar na Operação Rondônia. Foto: Denise Menezes
Estão abertas as inscrições para as Operações 2018 do Projeto Rondon, que serão realizadas a partir do próximo mês de julho em Pantanal (MS) e em Palmares (AL). A iniciativa do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa (MD), visa promover a integração social e envolver a participação voluntária de estudantes e professores na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes. O intuito é também levar o conhecimento de uma nova realidade à comunidade acadêmica, que passa a atuar junto a outras populações e oferecer saberes universitários na capacitação de multiplicadores locais. Podem participar das operações alunos dos quatro campi da UFSCar - São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino - que sejam regularmente matriculados em qualquer curso de graduação.

Além dos estudantes, o Projeto demanda a participação dos docentes da Universidade. "As equipes necessitam de um professor coordenador e um adjunto, que atuarão nas operações junto com os alunos, além de um suplente, em caso de uma eventualidade. Os professores devem ser efetivos da UFSCar e de quaisquer departamentos", explica Denise Balestrero Menezes, docente do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) e que coordenou a equipe da UFSCar na Operação Rondônia Cinquentenário juntamente com a professora Rochele Amorim Ribeiro, do DECiv. Segundo Menezes, os professores também se beneficiam ao participarem desta troca de experiências. "Além de coordenar, na prática, um projeto de extensão solidário, eles orientam os alunos em suas atividades, fomentam contato com universidades de todo o País e passam a conhecer regiões diferentes das que atuam. Do Projeto ainda podem surgir parcerias, embora este não seja o objetivo primordial da iniciativa", enumera a docente.

Ao longo dos meses, os professores são responsáveis pelo envio da proposta e pelo contato direto com o MD e com o município em que a equipe for designada a comparecer, além de coordenar  o time e as ações em campo. Enquanto isso, os alunos desenvolvem as atividades - práticas ou teóricas - adequadas para a realidade local das comunidades atendidas, preparam materiais, aplicam oficinas e cursos e concretizam o contato com os moradores no sentido de empoderá-los. "É um trabalho voluntário gratificante e que conta com equipes multidisciplinares, o que enriquece muito a experiência e o ganho de conhecimento", ressalta Menezes.

Interessados podem propor atividades dirigidas a três conjuntos de ações: A - Cultura, Direitos Humanos e Justiça e Educação e Saúde; B - Comunicação, Tecnologia e Produção e Meio Ambiente e Trabalho; e C - Comunicação Social. Na opinião de Menezes, o aprendizado obtido pela participação no Projeto Rondon vai muito além dos ensinamentos e limites da Universidade e "participar desta iniciativa é enxergar a riqueza existente nas diferenças", defende a professora.

Para ela, o fato de a UFSCar ser uma possível participante em uma das maiores ações de extensão do Governo Federal, assim como em anos anteriores, é gratificante e demonstra sua excelência no âmbito nacional. "A UFSCar tem uma diversidade de cursos e formação que a torna muito apta a levar suas produções a outras partes do País com muita tranquilidade. É nesse sentido que sua participação no Projeto se torna muito enriquecedora a todos os envolvidos", finaliza.

Inscrições via ProEx até 29/9
Na UFSCar, a submissão de propostas para o Projeto Rondon deve ser tramitada anteriormente pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e, por isso, os grupos interessados deverão encaminhá-las até sexta-feira, dia 29 de setembro, para o e-mail proex@ufscar.br. A íntegra do edital pode ser conferida no site do Projeto Rondon. As inscrições via Ministério da Defesa (MD) vão até 6 de outubro. Mais informações estão disponíveis no site da ProEx e dúvidas sobre a Operação e sobre a submissão de propostas podem ser esclarecidas com o Coordenador de Projetos Especiais, professor Luiz Takase, pelo e-mail projetosespeciaisproex@ufscar.br ou proex@ufscar.br.