Mariana Pezzo - Publicado em 13-11-2017 13:00
UFSCar tem seis programas de pós-graduação de excelência internacional
Pró-Reitoria de Graduação parabeniza a comunidade universitária pelos resultados. Imagem: Reprodução
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 20 de setembro os resultados preliminares da avaliação dos programas de pós-graduação brasileiros, referentes ao último quadriênio. A UFSCar teve 11 programas incluídos entre os melhores do País, sendo seis deles com conceitos 6 e 7, que significam excelência internacional. A Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFSCar, Audrey Borghi e Silva, avalia que esses resultados corresponderam às expectativas. "A Pró-Reitoria considera que, de acordo com o contexto global da avaliação quadrienal, a UFSCar ficou dentro do esperado. Do total de programas, 72% mantiveram a nota, 15% aumentaram e 13% sofreram redução. No geral, apesar do contingenciamento de recursos financeiros e bolsas nos últimos anos, o que impacta na internacionalização dos programas, a Universidade manteve o mesmo número de programas de excelência. Com isso, a UFSCar manteve percentual de 11,5% de programas de excelência, sendo que a média recomendada é em torno de 7%", pondera a Pró-Reitora. "Diante disso, queremos parabenizar toda a comunidade de pós-graduação da UFSCar pelos esforços empreendidos", conclui.

Resultados
O Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) alcançou a nota máxima pela primeira vez, passando de 6 para 7 e, assim, juntando-se aos programas de Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), Engenharia Química (PPGEQ) e Química (PPGQ), que mantiveram o conceito 7 conquistado em avaliações anteriores. O PPGQ, além de figurar como o terceiro melhor programa do País em sua área, obteve o conceito 5 para o seu mestrado profissional, nota máxima possível para cursos nessa modalidade. Já o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) passou de 5 para 6, juntando-se assim ao conjunto de programas de excelência internacional e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), que manteve sua nota 6.

O conceito 5 classifica os programas considerados de excelência nacional. Neste grupo, destaca-se o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol), que passou de 4 para 5. Além disso, alguns programas tiveram suas notas elevadas de 3 para 4, dentre os quais destacam-se os jovens programas de pós-graduação em Estudos de Literatura (PPGLit, com mestrado de 2011 e doutorado inaugurado em 2017), Biotecnologia e Monitoramento Ambiental (PPGBMA-So, com mestrado de 2011 e doutorado de 2016) e Planejamento e Uso de Recursos Renováveis (PPGPUR-So), os dois últimos do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS) do Campus Sorocaba. Os demais programas que subiram de 3 para 4 foram os de Terapia Ocupacional (PPGTO, cujo doutorado foi criado em 2015) e de Ciência dos Materiais (PPGCM-So, também sediado em Sorocaba), além do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), criado em 2012 e que, assim, conquistou o 4 em sua primeira avaliação.

Futuro
A Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFSCar afirma que, para o futuro, a compreensão é que há margem para aprimoramentos nos conceitos e, para tanto, traçará estratégias juntos aos coordenadores e secretários dos programas. "Trata-se de ações conjuntas que possam alavancar ainda mais os programas da UFSCar, relacionadas, por exemplo, à qualidade do preenchimento das informações contidas nos relatórios de avaliação na plataforma Sucupira; à contínua observação dos prazos de titulação; e a incentivos à produção acadêmica, dentre outras. Além disso, em consonância com as novas diretrizes da Capes, a UFSCar tem como meta traçar novas políticas voltadas à internacionalização, com foco nas características próprias dos programas e em países estratégicos, bem como promovendo ações de 'internacionalização em casa'", registra a dirigente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Os resultados preliminares divulgados ainda aceitam pedidos de reconsideração, que devem ser enviados até 20 de outubro, com previsão de publicação dos resultados finais até o final do ano. Mais informações sobre a avaliação quadrienal podem ser conferidas no site da Capes.