Gisele Bicaletto - Publicado em 04-10-2017 13:00
Unidade de Atendimento à Criança da UFSCar completa 25 anos
UAC é referência de qualidade nos serviços prestados às crianças. Foto: Christian Savi (CCS/UFSCar)
Inaugurada em 21 de outubro de 1992, a Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da UFSCar está comemorando 25 anos de trabalho. Atualmente, a Unidade atende gratuitamente 170 crianças, de 3 meses a 5 anos e 11 meses, filhas de estudantes e servidores da UFSCar e, também, de moradores da cidade de São Carlos.

"A UAC atua no campo da educação e do cuidado infantis proporcionando ricas vivências às crianças, em função de suas necessidades e potencialidades de desenvolvimento e aprendizagem", destaca Mara Silvia Morassutti, Diretora da Unidade, quanto ao principal papel da UAC. Para ela, nesses 25 anos de trabalho, a Unidade acompanhou todo o desenvolvimento da Edução Infantil no Brasil, refletindo em suas práticas os avanços da teorização que se refere à educação e ao cuidado da criança. "Hoje, a UAC desponta como referência de qualidade nos serviços prestados às crianças e procura se consolidar no âmbito universitário como espaço para realização de pesquisa e extensão no contexto da edução da primeira infância", afirma Morassutti.

Atualmente, a equipe da UAC é composta por 13 docentes, cinco auxiliares de creche, uma coordenadora pedagógica, além de enfermeira, nutricionista, assistente administrativo e colaboradoras na cozinha, na portaria e na manutenção dos espaços. Integram a equipe também estagiários, tanto na área administrativa quanto na educacional, provenientes de cursos de Pedagogia, Letras, Terapia Ocupacional, Música, Educação Especial e Fisioterapia. Dentre os diferenciais da Unidade, a Diretora destaca a formação do corpo docente. "A grande maioria dos nossos professores tem doutorado em áreas afins à Educação Infantil e continuam incessantemente buscando aperfeiçoamento das práticas pedagógicas", afirma ela. Além disso, Morassutti acredita que a presença de uma enfermeira e de uma nutricionista na equipe garante um acompanhamento individual das necessidades das crianças e permite a integração entre o cuidado e a educação.

Outro importante diferencial da Unidade, de acordo com Morassutti, é o próprio contexto onde ela está inserida, possibilitando que os professores e as crianças tenham acesso a conhecimento em diversas áreas. "Conseguimos o apoio e parcerias com docentes de diversos departamentos que nos dão suporte pedagógico, proporcionando às crianças ricas e diversificadas vivências", diz a Diretora. Ela destaca também a estrutura física da UAC, com espaços amplos e arejados que facilitam a vivência da educação, do cuidado, das brincadeiras e das interações, que são aspectos essenciais ao desenvolvimento e aprendizagem infantis.

"Estamos trabalhando firmemente para continuar a oferecer educação gratuita e de qualidade para as crianças. E nosso propósito também é consolidar a UAC como espaço de pesquisa e extensão. Trata-se de ter o conhecimento científico produzido a partir da prática implementada em Educação Infantil e, por meio da extensão universitária, compartilhar esse conhecimento com a sociedade", finaliza Mara Morassutti.

Eventos comemorativos
Para comemorar seus 25 anos, a UAC programou uma série de eventos durante este segundo semestre. Entre 16 e 30 de setembro, a Unidade participou da Sétima Semana do Bebê com várias atividades que integraram a comunidade interna com os professores da rede municipal de ensino de São Carlos. De a 9 a 11 de outubro, em parceria com a Editora da UFSCar (EdUFSCar), a UAC realiza a Feira do Livro Infantil, para incentivar o hábito da leitura entre as crianças e as famílias atendidas.

No dia 20 de outubro acontece uma festa de confraternização com ex-alunos e ex-servidores da UAC. Já no dia 31 de outubro, haverá palestra sobre as conquistas e os desafios da UAC. O evento será às 19h30, no Teatro Florestan Fernandes, na área Norte do Campus São Carlos. E, entre os meses de outubro e novembro, será realizada a Mostra de Trabalhos Artísticos Infantis em diversos espaços da UFSCar e de São Carlos.

Para mais informações sobre a UAC, acesse www.uac.ufscar.br. A TV UFSCar também produziu reportagem sobre os 25 anos da Unidade. Confira.