Mariana Pezzo - Publicado em 09-10-2017 13:00
Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa recebe trabalhos
Submissão de trabalhos pode ser feita até 30 de outubro. Imagem: Divulgação
O Seminário "Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: diálogos Brasil e Portugal" será realizado nos dias 7 e 8 de dezembro, em Sorocaba, com o objetivo de tratar da colaboração das Ciências Humanas na análise e elaboração de políticas, bem como das conquistas metodológicas e desafios relacionados à utilização de dados produzidos, sistematizados e armazenados em meios digitais - interface que tem recebido nomes como Humanidades Digitais, Ciência das Redes, Sociologia Digital ou Ciência de Dados. O evento acontece no Núcleo ETC (Educação, Tecnologia e Cultura) da UFSCar, com apoio do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) e do Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) do Campus Sorocaba da UFSCar; do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (MediaLab) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Seminário recebe trabalhos para apresentação como comunicações orais, em rodas de conversa, até o dia 30 de outubro. Os trabalhos deverão apresentar pesquisas (em andamento ou finalizadas), projetos de extensão e/ou experiências de ensino relacionadas aos temas "Ciência e Políticas Públicas: pesquisa e intervenção" ou "Ciências Humanas e Ciência de Dados: uma parceria possível". Além das rodas de conversa, o evento terá mesas-redondas sobre o papel da Ciência frente às desigualdades e à formulação de políticas; metodologias qualitativas e quantitativas e as Ciências de Dados; discursos e culturas digitais; e formações tecnológicas da sociabilidade contemporânea. A programação completa e instruções para a submissão de trabalhos estão no site do evento.

O Seminário pretende fomentar o debate interdisciplinar, oportunizando o diálogo entre diferentes áreas de conhecimento e a apresentação de experiências na interface, bem como entre a pesquisa brasileira e o Observatório das Desigualdades do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (Cies) do Instituto Universitário de Lisboa (IUL), Portugal. Todos os detalhes podem ser conferidos no site do Seminário. O Núcleo ETC fica na Rua Maria Cinto de Biaggi, 130, no bairro Jardim Santa Rosália, em Sorocaba.