Gisele Bicaletto - Publicado em 18-10-2017 13:00
Projeto promove arborização em praça de São Carlos
Praça João Paulo II será revitalizada por projeto da parceria UFSCar-Rotary Club. (Divulgação)
Uma parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Rotary Club de São Carlos - Pinhal vai realizar a arborização da Praça João Paulo II, que fica em frente à pista de skate do bairro Santa Felícia, em São Carlos. O projeto de extensão "Arborização de áreas verdes públicas: Projeto Praça das Mães" é coordenado na UFSCar pela professora Andréa Lúcia Teixeira de Souza, do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm), e pretende plantar cem mudas de árvores, cada uma delas dedicada a uma mulher.

De acordo com a professora da UFSCar, o objetivo é revitalizar a praça que, atualmente, é muito pouco frequentada e apresenta más condições de conservação. A indicação do local foi feita pela própria Prefeitura de São Carlos. Serão plantadas árvores nativas e frutíferas para melhorar a estética do local e oferecer mais conforto às pessoas. "A praça tem um parquinho para as crianças que está praticamente abandonado e em um local muito exposto ao sol, sem nenhuma sombra", descreve Souza. A intenção é também despertar na sociedade a consciência sobre a importância do cuidado e preservação dos espaços públicos e do plantio de árvores na cidade. Além disso, cada árvore eternizará uma pessoa.

O orçamento do projeto é R$ 10 mil, incluindo a aquisição e plantio das mudas e a manutenção posterior do espaço. O valor será arrecadado por meio de doações. "Pretendemos conseguir cem doadores, um para cada árvore. E cada doador indicará uma mulher que será homenageada com seu nome inscrito em placa a ser fixada na Praça", explicam os organizadores. Cada doador deverá contribuir com R$ 100.

A manutenção da Praça e das novas árvores será feita pelo Rotary Club durante quatro anos e, dentro desse período, o projeto da UFSCar vai atuar por dois anos. Segundo a docente da Universidade, a manutenção contemplará o controle de formigas cortadeiras, substituição de mudas que sejam quebradas ou que estejam mortas, controle de gramíneas junto ao tronco das árvores para evitar que roçadeiras danifiquem o caule, além da adubação periódica para manter o ritmo de crescimento. "Acreditamos que dentro dos próximos cinco anos o aspecto geral e as condições da Praça já tenham melhorado substancialmente", afirma Souza.

As mudas que serão plantadas já estão sendo cultivadas no viveiro de DCAm da UFSCar. São pés de jabuticaba, pitanga e goiaba, além de ipês, manacás e araucária, árvore símbolo de São Carlos. Após o período assumido pelo projeto, a manutenção da Praça João Paulo II será realizada pela Prefeitura Municipal. O plantio das mudas está programado para o dia 28 de novembro e todos os doadores e homenageadas serão convidados e receberão um certificado de participação. Os interessados em contribuir devem entrar em contato com Celso Rizzo, integrante do Rotary Club, pelo e-mail crizzoad@terra.com.br.