Mariana Pezzo - Publicado em 18-10-2017 15:00
Curso busca aproximar meninas das carreiras científicas
Curso é voltado a meninas que estejam no Ensino Fundamental II. (Arte: Melissa Tiyaki Gusukuma)
Ao longo do mês de novembro, será realizado no Campus Sorocaba da UFSCar o curso "Meninas com Ciência - de mulheres cientistas para meninas que sonham", voltado a jovens meninas do Ensino Fundamental II (sexto ao nono ano) da região de Sorocaba. A iniciativa - que visa incentivar as participantes na construção de carreiras científicas - é inspirada em curso oferecido originalmente no Museu Nacional do Rio de Janeiro e que acontece agora pela primeira vez no Estado de São Paulo.

A programação - inteiramente organizada por mulheres - terá palestras, oficinas e práticas relacionadas ao cotidiano do universo científico; debates sobre o papel das mulheres ao longo da história das ciências; e distribuição de livros e outros materiais que inspirem a prática científica. Os encontros serão ao longo dos sábados de novembro (dias 4, 11, 18 e 25), das 9h30 às 17 horas, no Campus Sorocaba da UFSCar. As inscrições, gratuitas e abertas a estudantes de escolas públicas e privadas, estão sendo realizadas até o dia 27 de outubro no site do evento.

No Facebook do Meninas com Ciência, duas palestras já foram reveladas. A bióloga Amanda Gonçalves Bendia, pós-doutoranda no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), falará sobre pesquisas científicas realizadas na Antártica e sua relação com a busca de vida fora da Terra. Camila Negrão Signori, oceanógrafa que também realiza pesquisa de pós-doutorado no IO, falará sobre o maior e menos conhecido habitat da Terra, o oceano profundo. Outras convidadas, pesquisadoras do Estado de São Paulo, serão anunciadas ao longo dos próximos dias, e sua presença tem sempre o objetivo de aproximar as meninas participantes de cientistas mulheres e suas linhas de pesquisa.

A edição paulista do Meninas com Ciência está sendo organizada por docentes e estudantes vinculadas ao Departamento de Biologia (DBio) do Campus Sorocaba e ao Programa de Pós-Graduação de Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da UFSCar. Mais informações podem ser acompanhadas no site do projeto, no Facebook ou pelo e-mail meninascomcienciasp@gmail.com.