Notícia

Mariana Pezzo - Publicado em 23-10-2017 13:00 - Atualizado em 24-10-2017
UFSCar participa de mutirão de limpeza na Liberdade, em São Paulo
Participantes do curso de extensão que promove a atividade (Foto: Cesar Ferragi - UFSCar)
Participantes do curso de extensão que promove a atividade (Foto: Cesar Ferragi - UFSCar)
No próximo sábado, dia 28 de outubro, a partir das 7 horas, o bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, receberá o Revitaliba, projeto de revitalização do bairro que, dentre outras atividades, realizará um mutirão de limpeza, além de apresentações musicais e atividades de comunicação não-violenta e outras metodologias sociais inovadoras, participativas e colaborativas.

O Revitaliba foi idealizado pelo Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, visando mobilizar lideranças jovens e a valorização da cultura japonesa, bem como a criação de um legado junto a moradores e frequentadores do bairro e ao grande número de turistas que visitam a Liberdade. No sábado, a programação terá ginástica Taisso às 7h30, cerimônia de abertura às 8 horas e, às 8h30, o início das atividades relacionadas ao mutirão de limpeza, que receberam o título "A Voz da Praça da Liberdade". Às 10h30 a programação será encerrada com apresentação de Taiko (tambores japoneses).

O objetivo do "A Voz da Praça da Liberdade" é favorecer a emergência da inteligência coletiva e a descoberta de novas formas de lidar com o problema do lixo. A ação é uma iniciativa da organização Junior Chamber International (JCI) em parceria com a UFSCar. Na programação, está uma combinação de apresentações musicais da cantora e compositora Haikaa Yamamoto com uma vivência coletiva facilitada por Cesar Alves Ferragi, docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So), sediado no Campus Sorocaba da UFSCar. Ferragi coordena o curso de extensão "Fundamentos e Vivências em Comunicação Não-Violenta nas Cidades" - oferecido no formato de Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) -, que tem encontros itinerantes às sextas-feiras em São Paulo, que já aconteceram na Biblioteca Mário de Andrade, no Centro Cultural São Paulo e no novo Sesc 24 de maio. Já a JCI é uma comunidade mundial de jovens cidadãos ativos, cujas ações podem ser conhecidas em www.jcisp.org.br.

A programação do evento buscará promover o diálogo a partir de questões como "Quais são as boas memórias que você tem da Liberdade?", "O que você poderia fazer para tornar a Liberdade um local fantástico?" e "Como promover a limpeza do bairro da Liberdade?". Quaisquer pessoas que passem pelo local - próximo à Praça da Liberdade (ao lado da estação do metrô), em cima do viaduto da Rua Galvão Bueno (que estará fechada), sob o portal da Liberdade - poderão participar, pelo tempo que tiverem disponível, e suas vozes serão incorporadas à "Voz da Praça". As atividades visam oferecer ferramentas práticas para que as pessoas participantes possam criar novas estratégias para lidar com os principais desafios que enfrentam no cotidiano e, neste caso específico, para que surjam novas ideias para lidar com a questão da limpeza no bairro da Liberdade.

A programação completa do Revitaliba pode ser conferida no site do evento.