Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 08-11-2017 13:00
UFSCar oferece curso sobre avaliação do comportamento verbal em autistas
Curso da UFSCar ensina instrumento de avaliação para crianças com autismo. Foto: FAI.UFSCar
Pesquisadores da UFSCar traduziram para o Português um instrumento americano de avaliação voltado a crianças com autismo e outros indivíduos que demonstram atrasos de linguagem. É o VB-MAPP (do Inglês, Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program).

De acordo com Celso Goyos, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) e coordenador do Instituto Lahmiei - Autismo, ambos da UFSCar, e um dos responsáveis pela tradução, o VB-MAPP é uma ferramenta importante para permitir uma boa avaliação do repertório da criança, suas habilidades e dificuldades no aprendizado.

Para Maria Carolina Martone, pesquisadora do Lahmiei, o VB-MAPP, embora não seja o único instrumento de avaliação, é o mais usual e relevante agora disponível em Português. "Considero o método fundamental para educadores e profissionais da Saúde que trabalham com crianças autistas", afirma Martone.

Com o objetivo de ensinar a aplicação do VB-MAPP e como entender e interpretar os resultados encontrados, a UFSCar oferece a profissionais da Educação e da Saúde a quarta edição do curso avançado sobre o método, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, na cidade de São Paulo, com professores doutores em Análise do Comportamento.

As aulas acontecem no Hotel Pergamon, localizado na Rua Frei Caneca, 80, na Consolação, em São Paulo. Os interessados podem se inscrever pelo site www.vbmapp-spaulo.faiufscar.com, no qual há mais informações. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail autismoufscar@gmail.com.