Fabricio Mazocco - Publicado em 14-11-2017 13:00
Workshops celebram os 45 anos do Departamento de Engenharia de Materiais
Eventos celebram os 45 anos do DEMa (Foto: CCS/UFSCar)
O Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar está realizando atividades que celebram os seus 45 anos, completados em 2017. Como parte da programação comemorativa, nos dias 29 e 30 de novembro e 1° de dezembro serão realizados diversos workshops, que irão abordar o papel do DEMa no ensino, na pesquisa e na extensão.

No dia 29, será realizado o Workshop de Extensão, sob a coordenação do professor Tomaz Toshimi Ishikawa, do DEMa. O evento acontece às 14 horas, e estão previstas palestras ministradas por representantes do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM), do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT), Laboratório de Revestimentos Cerâmicos (LARC), Grupo de Engenharia de Microestrutura de Materiais (GEMM), Núcleo de Reologia e Processamento de Polímeros (NRPP), Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE) e Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV).

O III Workshop de Grupos de Pesquisa, coordenado por Conrado Ramos Moreira Afonso, também docente do DEMa, acontece no dia 30, a partir das 9 horas. Além da palestra "Materiais vivos e os desafios tecnológicos", o evento terá o momento "Quem Fomos?", enfocando pesquisas nas áreas de Cerâmica, Polímeros e Metais desenvolvidas no âmbito do Departamento; o "Quem Somos", sessão de pôsteres em que serão apresentados os grupos de pesquisa do DEMa; e o "Para onde vamos?", mesa-redonda sobre o futuro do DEMa, com representantes das áreas de pesquisa e a chefia do Departamento.

Já o Workshop de Ensino será realizado no dia 1° de dezembro, com início às 8h30 e término previsto para às 11h45. No evento, coordenado pelo professor Daniel Rodrigo Leiva, do DEMa, estão programadas as palestras "Panorama e avanços recentes no curso de Engenharia de Materiais" e "Aplicação de metodologias ativas: experiências de sucesso"; falas sobre vivências estudantis; e a mesa-redonda "Evolução da formação do engenheiro de materiais na UFSCar".

Também no dia 1/12, no período da tarde, a partir das 14 horas, acontece o Simpósio da Associação dos Ex-Alunos de Engenharia de Materiais da UFSCar (DEMaEx), intitulado "A influência do DEMa/UFSCar na consolidação da profissão de engenheiro de materiais no Brasil". Além da apresentação de indicadores sobre os ex-alunos de Engenharia de Materiais da UFSCar, o encontro compartilhará experiências no ensino de Materiais no curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e no ensino de Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Todos os eventos serão no Teatro Universitário Florestan Fernandes, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet.