Fabricio Mazocco - Publicado em 08-12-2017 13:00
Campus São Carlos da UFSCar recebe 270 novas mudas de árvores nativas
Alunos e alunas fazem plantio de mudas na UFSCar (Foto: Christian Savi - CCS/UFSCar)
Quem visita o Campus São Carlos da UFSCar pela primeira vez, geralmente, fica impressionado com a quantidade e a beleza das árvores distribuídas em toda a extensão do Campus. E um projeto desenvolvido em parceria entre o Departamento de Ciências Ambientais (DCAm), a Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) e Prefeitura Universitária (PU) deixará o espaço mais arborizado.

No dia 4 de dezembro, estudantes do curso de Gestão e Análise Ambiental da Universidade, sob a coordenação da professora Andrea Lúcia Teixeira de Souza, do DCAm, realizaram o plantio de 270 mudas de árvores nativas na região do lago, na área Sul do Campus São Carlos. Todas as mudas foram cultivadas na sede da SGAS com o acompanhamento da docente e dos alunos do curso durante o semestre.

Como parte de uma pesquisa de iniciação científica, desenvolvida pelo estudante Wesley Nunes da Silva, as mudas foram cultivadas em dois substratos, orgânico e químico, com o objetivo de indicar qual deles é melhor para o plantio. Além de tornar o Campus mais arborizado, o plantio também atende a uma determinação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Saiba mais sobre a iniciativa na reportagem da TV UFSCar.