Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 05-01-2018 13:00
UFSCar terá nova versão de curso interdisciplinar sobre dor
UFSCar terá nova versão de curso interdisciplinar sobre dor (Foto: FAI.UFSCar)
A partir do dia 3 de março deste ano, começa na UFSCar o II Curso de Especialização Interdisciplinar em Dor, organizado e desenvolvido pelo Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade.

O curso é indicado para profissionais de Assistência Social, Biomedicina, Biologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gerontologia, Medicina, Musicoterapia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional e outras áreas de interesse.

Docentes e pesquisadores de destaque em diversas instituições - como a própria UFSCar, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - apresentam as principais síndromes dolorosas e seus tratamentos cirúrgicos, com ou sem remédios, com cuidados básicos e temporários, além do empreendedorismo e da pesquisa clínica que também compõem a grade curricular, dividida em vários módulos, com carga horária total de 368 horas, durante um ano e meio. "O curso apresenta também aspectos relacionados a Neurociência, Educação, espiritualidade e religiosidade", relata Fernando Augusto Valsiceac, docente do DGero e coordenador da especialização. "O interessante quando há uma abordagem de curso dessa natureza é que o universo é sempre mais amplo do que imaginamos. Na primeira edição do curso, tivemos até profissionais de Veterinária interessados em conhecer melhor essa problemática para lidar com as dores de animais de pequeno e grande portes", comenta.

As aulas são presenciais e acontecem a cada três semanas, aos sábados e domingos, no Campus São Carlos da UFSCar, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O curso conta com a estrutura da UFSCar, com atividades desenvolvidas no Campus São Carlos, na Unidade Saúde Escola (USE) e no Hospital Universitário (HU).

Os interessados já podem se inscrever por meio do site www.especializacaodor.faiufscar.com. Há desconto para duplas e grupos e as vagas são limitadas. Mais informações pelo e-mail dor.ufscar@gmail.com ou no Facebook.