Notícia

Mariana Pezzo - Publicado em 11-01-2018 18:00
Educação Especial seleciona bolsista de pós-doutorado
Atividades serão desenvolvidas no Campus São Carlos da UFSCar (Foto: CCS/UFSCar)
Atividades serão desenvolvidas no Campus São Carlos da UFSCar (Foto: CCS/UFSCar)
O Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar realizará inscrições em processo seletivo para uma bolsa de pós-doutorado no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no período de 17 a 29 de janeiro. A bolsa, no valor de R$ 4.100 mensais, terá duração de 12 meses, com possibilidade de renovação por mais 12 meses (a previsão é de implementação em março deste ano).

O bolsista deverá desenvolver pesquisa inscrita em uma das quatro linhas de pesquisa do PPGEEs: Aprendizagem e cognição de indivíduos com necessidades especiais de ensino; Implementação e avaliação de programas alternativos de ensino especial; Práticas educativas e de prevenção: processos e problemas; Produção científica e formação de recursos humanos em Educação Especial. Além disso, deverá publicar artigos científicos resultantes da pesquisa e participar de outras atividades acadêmicas junto ao PPGEEs, como organização de eventos e oferta de disciplinas, dentre outras.

As inscrições poderão ser realizadas presencialmente (inclusive por procurador) ou pelos Correios. Todas as informações e exigências estão em edital publicado no site do Programa. A seleção considerará avaliação de projeto de pesquisa e do Currículo Lattes devidamente documentado.

PPGEEs
O PPGEEs, cujo curso de mestrado foi criado em 1978, foi o primeiro programa de pós-graduação em Educação Especial implantado no Brasil, e segue sendo o único específico na área até hoje. O Programa recebeu conceito 6 na última avaliação da Capes, sendo, assim, confirmado como programa de excelência. Sua área de concentração é Educação do Indivíduo Especial, à qual se vinculam as quatro as linhas de pesquisa.