João Eduardo Justi - Publicado em 16-01-2018 13:00
Democratizando o acesso
Sala de aula no cursinho em São Carlos (Foto: Rogério Gianlorenzo)
Estudos, reforços, ansiedade. Escolhas, prazos, concorrência... listas e mais listas - de aprovações, de espera, de esperança. O ingresso em uma universidade pública de qualidade é um dos sonhos mais comuns entre os jovens. No entanto, para conquistar essa vitória, os desafios são muitos e o percurso até uma possível aprovação vai além das exigências de disciplina ou esforço acadêmico - é preciso, principalmente, ter acesso a condições dignas de estudo e, na maioria das vezes, a cursos pré-vestibulares que ofereçam preparação adequada.

Ocorre que, muitas vezes, a população de baixa renda não consegue pagar pelos cursos preparatórios de iniciativa privada e acaba excluída do Ensino Superior de qualidade. Foi justamente para fazer diferença nesse cenário que foram criados os cursos pré-vestibulares populares nos quatro campi da UFSCar - São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. A missão? Oferecer capacitação de qualidade às pessoas que não possuem condições de arcar com os custos de cursos preparatórios de iniciativa privada e que sonham com a graduação, sobretudo em instituições públicas.

Conheça a iniciativa nos quatro campi da UFSCar e saiba como participar em reportagem da segunda edição da Revista UFSCar.