Mariana Pezzo - Publicado em 02-02-2018 13:00
Seminário debaterá trabalho, profissões e política na contemporaneidade
Site do PPGS tem a programação completa e inscrições (Imagem: Reprodução)
Nos dias 22 e 23 de março, acontece na UFSCar o seminário "Trabalho, Profissões e Política", organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade. O evento será um espaço de debate sobre profissões e trabalho especializado, em um contexto que articula globalização, mercantilização, crise política e judicialização dos conflitos e das relações sociais. Para tanto, terá quatro sessões, cada uma reunindo pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições e grupos de pesquisa, do Brasil e da Argentina, para exposições seguidas de debate e de intervenção do público. Todas as atividades acontecem no Auditório do Departamento de Sociologia (DS), na área Sul do Campus São Carlos.

No dia 22, às 10 horas, a primeira mesa - "Profissões e políticas públicas de Saúde" - terá a participação de Nelson Filice de Barros, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Vanessa Elias de Oliveira, da Universidade Federal do ABC (UFABC); e Fabio de Oliveira Almeida, da UFSCar. O foco estará em aspectos contemporâneos do sistema de Saúde brasileiro e de suas políticas públicas, considerando dimensões como a governança profissional em Saúde; a judicialização da Saúde; a difusão de práticas médicas alternativas, integrativas e complementares; e a atuação das Ciências Sociais na Saúde.

Às 14 horas, a segunda mesa - "Profissões, ocupações e identidades" - contará com Juan Pedro Blois, da Universidad Nacional General Sarmiento, da Argentina; Aparecida Neri de Souza, da Unicamp; e Maria da Gloria Bonelli, da UFSCar, que abordarão as transformações no trabalho docente, nas profissões jurídicas e na atuação dos cientistas sociais na pesquisa de mercado e em marketing. A programação do dia 22 terminará com a mesa-redonda "Profissões e instituições da Justiça", às 16h15, com Rogério Arantes, da Universidade de São Paulo (USP); Fernando Fontainha, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e Fabiana Luci de Oliveira, da UFSCar.

No dia 23, às 9 horas, a última mesa - "Trabalho e novas profissões nas tecnologias digitais" - discutirá a eliminação de fronteiras temporais e espaciais nas atividades produtivas e a colonização da vida pelo trabalho e, assim, o "trabalho sem fim" na contemporaneidade. Participam Jacob Carlos Lima, da UFSCar; Henrique Amorim, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Bárbara Castro, da Unicamp; e Aline Suelen Pires, também da UFSCar.

Como os temas e a composição das mesas indicam, o Seminário aglutinará distintos recortes do conhecimento sobre a prática profissional e as políticas públicas em temas relacionados a Saúde, Educação, Ciências Sociais, tecnologias digitais, Direito e Justiça. As vagas são limitadas e as inscrições já podem ser realizadas por meio de formulário online. O formulário e mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do PPGS.