Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 02-02-2018 13:00
UFSCar oferece nova pós-graduação na área de musculação
UFSCar tem nova pós-graduação na área de musculação (Foto: FAI/UFSCar)
Está aberto o período de inscrições para a primeira turma do curso de especialização em Ciência do Treinamento de Força, oferecido pelo Laboratório de Adaptações Neuromusculares (MUSCULAB), da UFSCar, que tem desenvolvido pesquisas de impacto internacional sobre a temática.

"Os alunos serão preparados para elaborar e monitorar programas de musculação tanto com foco em saúde, como em estética e, também, em alto rendimento esportivo", afirma Cleiton Libardi, docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar e coordenador da especialização.

Segundo Libardi, a especialização também tem como objetivo preparar os profissionais para aplicarem treinamentos em populações específicas, como, por exemplo, crianças, gestantes, diabéticos, cardiopatas, idosos e indivíduos com síndrome metabólica. Temas como treinamento funcional, nutrição e levantamento de peso olímpico compõem a grade curricular.

Os estudantes terão módulos sobre Bioenergética; Biomecânica; adaptações neurais, musculares e cardiovasculares; avaliação física e da composição corporal, que servirão como base para os módulos sobre os métodos de treinamento e elaboração de programas. As aulas do curso, que tem duração de 18 meses, serão quinzenais e começam em março, no Campus São Carlos da UFSCar.

A especialização em Ciência do Treinamento de Força voltado para saúde, estética e alto rendimento é gerenciada pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) e tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEX), ambas da UFSCar. Os interessados podem se inscrever pelo site www.musculab.ufscar.br, no qual há mais informações, como grade curricular completa, cronograma e valores de investimento.