João Eduardo Justi - Publicado em 22-02-2018 17:00
UFSCar até dentro d'água
Equipe treina nas piscinas da Universidade (Foto: Erick Rader)
No lugar do campo está a piscina. Ao invés dos pés, o que toca a bola são as mãos. As jogadas são rápidas e extremamente táticas. O esporte é intenso e exige muita dedicação e disciplina dos atletas. Assim é o polo aquático! Um esporte coletivo, originário da Inglaterra, que tornou-se olímpico em 1900, sendo um dos primeiros desportos coletivos oficiais das Olimpíadas dos tempos modernos, juntamente com o futebol.

Na UFSCar, o primeiro time de polo aquático foi criado em 1992, mas há relatos de que alunos de graduação já praticavam a modalidade na década de 1970, quando a piscina da Universidade era a única do interior do Estado de São Paulo que tinha a profundidade necessária para o esporte. Desde 2002, as atividades da equipe passaram a integrar um projeto de extensão coordenado pela professora Ana Cláudia Duarte, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade. Conheça essa história em reportagem na segunda edição da Revista UFSCar.