Denise Britto - Publicado em 08-10-2019 13:00
Aluna da UFSCar integra programa internacional de desenvolvimento
Akemi Martins Doy cursa Engenharia de Produção e participa de programa da Cargill (Foto: Arquivo)
A estudante Akemi Martins Doy, do curso de Bacharelado em Engenharia de Produção do Campus São Carlos da UFSCar, foi selecionada para a sétima edição do Cargill Global Scholars (CGS), programa de desenvolvimento de liderança e networking, que envolve alunos de seis países - entre eles, o Brasil -,  promovido pela maior multinacional privada na área de alimentos, agricultura e gerenciamento de riscos.

Antes de se candidatar na seleção, a estudante participou de palestra realizada pelo promotor do programa da Cargill na América Latina e Caribe e organizada pela Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) da UFSCar no dia 9 de abril deste ano. A oportunidade é oferecida somente a dez instituições de Ensino Superior de todo o Brasil e teve como critérios, na seleção, a excelência de desempenho acadêmico e o potencial de liderança dos candidatos.

A sétima edição do Programa, implementado também na China, Índia, Indonésia, Estados Unidos e Rússia, teve início no Brasil entre os dias 28 e 30 de agosto, em evento que marcou o primeiro encontro dos estudantes selecionados e seus mentores. As atividades foram realizadas na Cargill São Paulo - Morumbi Corporate Towers e no Campinas Cargills Innovation Center. Na ocasião, houve cerimônia de premiação dos dez alunos selecionados - entre eles, Akemi Doy, representando a UFSCar.

Nos dias 28 e 29, os estudantes participaram de um seminário sobre liderança, além de visita técnica no Innovation Center em Campinas. Para a estudante da UFSCar, o evento foi muito inspirador. "Foram desenvolvidas diversas habilidades que me tornarão não só uma melhor engenheira, mas também uma líder melhor. No dia 30, tivemos sessão de fotos com todos os global scholars para a biografia oficial, além do encontro com nossos mentores - funcionários da Cargill que irão nos acompanhar e orientar por um ano", detalha a aluna da UFSCar. A mentoria é feita por colaboradores nacionais e internacionais da empresa que oferecem assessoria profissional e pessoal, bem como viabilizam a incursão dos estudantes no mundo empresarial.

Ampliando o networking
Um dos pontos principais do programa, segundo Akemi Doy, é justamente o contato com os funcionários da multinacional. "Esse networking me ajudará a conhecer melhor os processos e realidades dentro de uma organização e, assim, me inspirar a criar soluções mais sustentáveis para o nosso ecossistema. Além disso, conhecer os outros nove global scholars me fez perceber o potencial de cada um e, principalmente, enxergar lideranças jovens que realmente acreditam na construção de uma sociedade melhor", afirma.

O Diretor da Divisão de Convênios para Relações Internacionais da SRInter, Marcelo Fila Pecenin, concorda com a estudante: "A participação de alunos da UFSCar em programas como esse é uma oportunidade de aprimorar habilidades e adquirir competências - nomeadamente liderança e networking -, que podem se somar ao valioso conhecimento científico construído nas salas de aula, laboratórios e atividades de extensão da nossa Universidade. Espera-se, como resultado, que cada vez mais estudantes da nossa instituição integrem e se beneficiem do processo de internacionalização".

A estudante da UFSCar conta que a mediação da SRInter foi fundamental para conhecer e viabilizar sua participação no processo seletivo do programa da Cargill. "Nem todas as universidades do Brasil possuem convênio com o programa e, certamente, a parceria estabelecida pela UFSCar foi um fator decisivo. Além disso, a palestra no começo do ano me ajudou a sanar minhas dúvidas acerca do programa", destaca a aluna, que ingressou no curso de Engenharia de Produção em 2017.

Atividades do programa
O Cargill Global Scholars (CGSP) é um programa de bolsas de estudos com duração de dois anos que fornece apoio financeiro a estudantes de graduação em países específicos, oferecendo  desenvolvimento de liderança por meio de seminários, eventos de networking, um componente de orientação individual (mentorship) e uma ativa rede de antigos participantes. O programa é implementado em parceria com o Institute of International Education (IIE), Office for Latin America and the Caribbean (LAC).

Além das atividades no Brasil, graduandos de outros países - todos vencedores do Cargill Global Scholars em seus respectivos países -, também realizaram treinamentos sobre confiança, coaching, trabalho em equipe e a expansão de suas perspectivas globais.

Em 2020, os vencedores dos seis países irão participar de evento sobre liderança, em uma locação internacional da Cargill, quando irão interagir em ações de desenvolvimento profissional e de liderança com funcionários da empresa. "Além de toda a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional e a possibilidade de entrar em contato com uma das maiores multinacionais do mundo, o programa também premia os participantes com uma bolsa, que será de extrema importância para eu investir cada vez mais na minha formação acadêmica", comemora Akemi.

Esta é a segunda vez que uma estudante da UFSCar é selecionada para participar do Cargill Global Scholars - a primeira foi Luíza Lamas, também da Engenharia de Produção, que participou da edição anterior do Programa. Mais informações estão no site www.cargillglobalscholars.com. Já as iniciativas de internacionalização da UFSCar podem ser conhecidas na página da SRInter no Facebook ou no site www.srinter.ufscar.br.