Fabricio Mazocco - Publicado em 11-11-2021 13:00
Seis obras de Nanoarte do CDMF são finalistas no "NanoArtography 2021"
Uma das imagens que concorrem ao concurso (Imagem: Enio Longo)
O concurso "NanoArtography 2021", promovido pelo A. J. Nanomaterials Institute da Drexel University, tem entre as imagens finalistas seis obras produzidas por pesquisadores brasileiros do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Três das obras finalistas foram desenvolvidas pelo pesquisador associado Ricardo Tranquilin e as outras três pertencem ao artista plástico residente Enio Longo.

O CDMF já participou de outras edições do evento, que reúne imagens científicas de diversos pesquisadores e artistas do mundo. Em 2021, o concurso recebeu, ao todo, 195 imagens para competir. As obras vencedoras são escolhidas por meio de votação popular na página do Facebook do concurso, que nesta edição está aberta até domingo, 14 de novembro.

Para conhecer as obras finalistas e votar, basta clicar nos links abaixo:
Obras Enio Longo: link 1, link 2 e link 3.
Obras de Ricardo Tranquilin: link 1, link 2 e link 3.

Nanoarte
A Nanoarte é uma expressão artística recente, que surgiu com a nanotecnologia, integrando ciência e arte. As imagens nanométricas captadas dos materiais pesquisados são ampliadas e colorizadas em computador com os propósitos de revelar a beleza das formas do universo invisível a olho nu e de popularizar e estimular a curiosidade científica.

O CDMF conta com um núcleo de criatividade em Nanoarte, formado por Rorivaldo Camargo, Ricardo Tranquilin, Enio Longo e Daniela Caceta, cujos trabalhos já foram expostos em inúmeras cidades brasileiras e em outros países (EUA, Israel, Espanha e Romênia, por exemplo), tendo sido premiados nas edições da "Mostra Internacional de Nanoart", organizada em Nova Iorque (EUA) e em edições anteriores do Nanoartography.

CDMF
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).