Mariana Pezzo - Publicado em 04-05-2015 10:10
Procedimentos de entrega de documentos a ex-alunos da Fadisc
A Divisão de Gestão e Registro Acadêmico (DiGRA) da UFSCar iniciou em maio de 2015 a entrega de documentos, diplomas e históricos escolares, de 503 ex-alunos das Faculdades Integradas de São Carlos (Fadisc), a partir da conclusão do inventário de uma pequena parte do acervo acadêmico da Instituição entregue à UFSCar no dia 5 de março de 2015 pela Justiça Federal (2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de São Carlos). A lista com os nomes dos 503 ex-alunos e seus respectivos documentos pode ser conferida aqui, e a entrega será feita mediante agendamento pelo e-mail fadisc@ufscar.br.

Os interessados que tenham concluído curso de graduação na FADISC poderão solicitar, a expedição e registro de 1ª ou 2ª via de diploma pelo do e-mail fadisc@ufscar.br.

Estudantes que não estão na lista
Todas as informações serão esclarecidas por e-mail. Não serão expedidos, pela UFSCar, históricos escolares, ementas, planos de ensino, declarações de proficiência, declarações para aproveitamento de conhecimento ou quaisquer outros documentos acadêmicos, de alunos concluintes ou não concluintes dos cursos de graduação da FADISC, ante a inexistência de acervo acadêmico/documental que permita a adequada análise e conferência quanto à veracidade das informações neles contidas.

Dúvidas e outras solicitações de informações podem ser encaminhadas ao e-mail fadisc@ufscar.br.

Histórico
Em 2013, após constatar a situação de abandono em que se encontrava o acervo acadêmico depositado nas instalações da Fadisc – instituição de Ensino Superior descredenciada pelo MEC em 2011 –, o Ministério Público Federal determinou aos mantenedores da instituição o recolhimento e organização desses documentos, determinação esta que não foi cumprida. Em 2014, um incêndio agravou ainda mais a situação de deterioração do acervo e, no mesmo ano, o Ministério Público repassou ao MEC a responsabilidade pelo recolhimento e tratamento dos documentos.

Após a publicação, no início de 2015, da portaria que autoriza a UFSCar a expedir diplomas e outros documentos acadêmicos dos ex-alunos da Fadisc, a Universidade enviou ao MEC ofício em que solicitava orientações relacionadas à garantia da segurança jurídica necessária à expedição de tais documentos, frente à constatação de que o acervo depositado nas instalações da Fadisc praticamente inexiste. O ofício foi enviado em 4 de março e, no dia 5 do mesmo mês, a Universidade recebeu da Justiça Federal as 10 caixas que, até então, estavam em posse de um ex-docente da Fadisc.

Para identificação e tratamento do material contido nas caixas, a Universidade nomeou a comissão para realização do inventário dos documentos e elaboração do relatório que registra justamente quais são esses documentos e seu estado de conservação. Além das providências relatadas anteriormente, ainda no dia 10 de março tal comissão se reuniu, no Ministério Público Federal de São Carlos, com o Procurador da República Ronaldo Buffo Bartolomazi, com o objetivo de compartilhar as providências tomadas até aquele momento; expressar sua preocupação em prover os interessados da documentação solicitada, desde que fosse possível conferir as informações necessárias e ter segurança quanto à sua veracidade; e solicitar o acompanhamento e colaboração do Ministério Público Federal durante todas as etapas necessárias ao equacionamento da questão. No último dia 29, foi realizada nova reunião com o Procurador, para compartilhamento de informações sobre o trabalho realizado até o momento e comunicação da possibilidade de iniciar a entrega de documentos.