Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 26-10-2016 09:43
UFSCar oferece curso pioneiro de Fisioterapia em Saúde da Mulher
UFSCar oferece especialização pioneira na área de Fisioterapia em Saúde da Mulher
São cada vez mais fortes as evidências de que a fisioterapia aplicada na saúde da mulher traz benefícios tanto para prevenir possíveis problemas como para a reabilitação de doenças ou acidentes. No Brasil, esta nova especialidade foi reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional há poucos anos e o Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar já oferece uma pós-graduação pioneira na área. Trata-se do Curso de Especialização de Fisioterapia em Saúde da Mulher.

Segundo Ana Carolina Sartorato Beleza, professora do DFisio da UFSCar e uma das coordenadoras do curso, a especialização conta com uma estrutura única no Brasil, oferecida dentro de uma instituição pública com grande tradição. "Além da estrutura que a UFSCar oferece, com a Unidade Saúde-Escola (USE) e o Centro de Simulação de Práticas, outro diferencial deste curso é o corpo docente, que tem muita experiência nessa área, tanto na pesquisa como na prática. Nós temos professores não apenas de Fisioterapia, como também de outros Departamentos, como Medicina e Enfermagem, que promovem aulas práticas, nas quais os alunos podem simular atendimentos”, ressalta.

O curso, que conta com cinco módulos, aborda a atenção integral à mulher, passando por conceitos sobre obstetrícia, parto humanizado e cânceres ginecológicos. Segundo Ana Carolina, o módulo que aborda assuntos relacionados à obstetrícia foi muito bem avaliado pelos alunos da primeira turma da especialização. “Nele falamos sobre o incentivo ao parto natural, ao aleitamento materno e sobre violência obstétrica, seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, explica a docente. Também são tratadas políticas públicas na área, o desenvolvimento da saúde da mulher, procedimentos assistenciais e educacionais.

As aulas do curso, cuja gestão é da FAI.UFSCar (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar), são presenciais e acontecem aos sábados e domingos a cada três semanas. Podem participar apenas profissionais graduados em Fisioterapia. As inscrições para a segunda turma, que tem início em março de 2017, estão abertas. Os interessados podem se inscrever pelo site http://ufscarcefism.strikingly.com, até que todas as vagas sejam preenchidas. A seleção será realizada por meio de análise curricular dos candidatos. Mais informações no site www.fai.ufscar.br, no Facebook ou pelo telefone (16) 3351 9577.