Notícia

Mariana Pezzo - Publicado em 24-11-2016 12:30
Professor da UFSCar vence Prêmio Jabuti na Escolha do Leitor
Capa e autor da obra premiada (Imagem: Divulgação)
Capa e autor da obra premiada (Imagem: Divulgação)
Wilson Alves-Bezerra, docente do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, foi o vencedor na Escolha do Leitor, na categoria Poesia, da 58ª edição do Prêmio Jabuti. A obra premiada é o livro de poemas em prosa "Vertigens", publicado pela editora Iluminuras, que reúne 29 poemas estruturados em torno à ideia de vertigem: da língua, das línguas, dos corpos, da linguagem. "Vivemos em um mundo de saturação de informações e significados. A proposta do livro é saturar os significantes, recombinando-os. Ou seja, enlouquecer a linguagem para que cada leitor possa recombiná-la", expõe Alves-Bezerra.

A premiação de Escolha do Leitor é uma novidade desta edição do Jabuti, em uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL), responsável pelo Jabuti, e a Amazon. Após a divulgação dos finalistas nas categorias Poesia, Contos & Crônicas e Romance, os leitores tiveram acesso gratuito a amostras das obras no site da Amazon e puderam fazer as suas indicações para o Prêmio.

A cerimônia de premiação acontece hoje (24/11), no Auditório Ibirapuera, em São Paulo (SP), e poderá ser acompanhada pelo Facebook da CBL a partir das 20h30. Além de Alves-Bezerra, a Editora da UFSCar (EdUFSCar) também está entre os premiados, com o livro "Para além do código digital – O lugar do jornalismo em um mundo interconectado", do jornalista e professor da Universidade Mackenzie Carlos Sandano. A obra ficou em primeiro lugar na categoria Comunicação.

Saiba mais sobre "Vertigens" em matéria publicada no Portal da UFSCar no final outubro. Abaixo estão links para vídeos em que o próprio autor declama três dos poemas que compõem a obra:

- Poema I
- Poema IV
- Poema IX: Malangue, malanga