Mariana Pezzo - Publicado em 02-12-2016 15:00
UFSCar lança levantamento sobre apoio às vítimas de violência de gênero
Mapa estará em permanente atualização e abarcará todas as cidades em que há campi (Imagem: CCS)
A Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Saade) da UFSCar acaba de lançar o "Mapa de apoio às vítimas de violência de gênero", com informações sobre canais, espaços e grupos que oferecem apoio às vítimas de violência de gênero, dentro e fora da Universidade. Trata-se de um levantamento que, em seu processo de elaboração, teve etapa de avaliação do acolhimento e do apoio realizados pelos serviços incluídos, por meio de visitas e de conversas com pessoas atendidas e coletivos relacionados à temática. Nesta primeira edição, estão listados apenas serviços em São Carlos e Sorocaba, mas o mapeamento estará em atualização permanente, e a expectativa é que ao longo do primeiro semestre de 2017 os campi Araras e Lagoa do Sino também sejam contemplados, além de serviços ainda não visitados em São Carlos e Sorocaba.

Para cada um dos serviços incluídos no Mapa, há uma descrição, detalhamento do que buscar e, também, de como e quem pode buscar apoio, além das informações sobre como entrar em contato. Dentre as possibilidades internas à UFSCar estão a Ouvidoria, o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) e o grupo terapêutico em Psicologia da Unidade Saúde Escola (USE). Externamente, algumas das possibilidades listadas são as Promotoras Legais Populares (que atuam em São Carlos e Sorocaba), a Defensoria Pública em São Carlos e o Centro de Referência da Mulher em Sorocaba, dentre outras. Para a realização do levantamento, a Saade contou com a parceria da Ouvidoria da UFSCar, da Comissão de Processos Administrativos e Disciplinares (CPAD) da Universidade e da Associação de Pós-Graduandos (APG).

"O Mapa responde a uma das primeiras demandas apresentadas à Saade no momento da sua criação, justamente pela APG. A ação, construída de forma coletiva e em parcerias com os outros setores, busca também atender demandas que estão contidas nas diretrizes da Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Universidade, aprovada recentemente", relata o Secretário de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Instituição, Djalma Ribeiro Junior. "É importante ressaltar a importância de que o Mapa seja constantemente avaliado e ampliado, especialmente com as informações de Araras e do entorno do Campus Lagoa do Sino. Nesse sentido, a Saade pretende monitorar os setores e serviços constante no Mapa, bem como buscar, por meio de parcerias, oportunidades de processos formativos para as pessoas que atuam nesses espaços", complementa, destacando também a importância da participação da comunidade, por meio do envio de opiniões e sugestões.

O Mapa está disponível no Blog da Saade, e o contato com a Secretaria pode ser realizado pelo telefone (16) 3351-9771 ou pelo e-mail saade@ufscar.br.