Fabricio Mazocco - Publicado em 13-01-2017 13:00
MoMA realiza última série de apresentações no dia 19
Apresentação de banda dentro da programação da MoMA. Foto: Marcelo Aquino
No próximo dia 19 de janeiro acontece a última série de apresentações da 5ª edição do projeto MoMA (Mostra Musical de Alunos do Curso de Música da UFSCar), que tem o objetivo de fomentar a cena musical de São Carlos e proporcionar aos alunos de graduação oportunidades de formação musical.

São três séries de apresentações artísticas de grupos musicais formados por alunos do curso de Licenciatura em Música da Universidade, sendo que a primeira ocorreu no dia 1° de dezembro, no espaço GIG, com apresentação das bandas Fabio Valentino, Afro Ditos, Soundscape, Sancaliente e Otis_The Project; a segunda foi realizada no dia 9 de dezembro, dentro da programação do Festival ChorandoSemParar, na Praça XV, com as bandas Pedro Kebbe, Pente Fino e Navegantes do Lago; e a terceira e última série acontece também no GIG, que fica localizado na rua 9 de julho, 1817, no Centro de São Carlos, às 22 horas, com os grupos Navegantes do Lago, Grooveria Brasil, Projeto Sonzêra Livre, Kali e Banda Bem Black. O evento é aberto ao público.

A realização da 5ª edição do projeto MoMA é da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar e conta com o apoio do Curso de Licenciatura em Música, do Contribuinte da Cultura e do GIG.

História
Desde as edições anteriores, em 2011, 2012, 2013 e 2015, os estudantes do curso participam do evento de forma democrática e ativa, também tendo em vista a melhoria de sua formação profissional. "Os resultados das edições até o momento nos trazem a experiência de um evento multiforme, com a apresentação de grupos musicais instrumentais e vocais em diferentes vertentes da arte musical", explica Fred Siqueira Cavalcante, coordenador da MoMA e docente do Departamento de Artes e Comunicação (DAC). Temas musicais da MPB, Rock, Reggae, Choro, Samba, Jazz, dentre outros estilos, são alguns exemplos do que se tem constatado nas apresentações dos grupos até o momento.

O evento surge de uma demanda de alunos do curso de Música da UFSCar, uma necessidade manifestada pelo corpo discente e atendida inicialmente por Fátima Camargo, coordenadora do Contribuinte da Cultura e do Festival ChorandoSemParar, e posteriormente compartilhada ao professor Fernando Galizia, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar, que, por sua vez, elaborou e foi o coordenador pioneiro do projeto desenvolvido e submetido à ProEx.