Mariana Pezzo - Publicado em 19-01-2017 15:00 - Atualizado em 19-01-2017
UFSCar publica calendário para ingresso na graduação em 2017
MEC prorrogou inscrições no SiSU até 29/1. Imagem: CCS
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até as 23h59 do próximo domingo, dia 29 de janeiro, as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por meio do qual está sendo realizado o processo seletivo de estudantes interessados em uma das 2.873 vagas em 64 opções de cursos de graduação oferecidas pela UFSCar por meio do Sistema, distribuídas entre os campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. A justificativa para a prorrogação foi a atenção a estudantes que fizeram essa solicitação, em razão das dificuldades de acesso ao Sistema nos primeiros dias em que esteve aberto.

Assim, os interessados deverão fazer a inscrição no site do SiSU até o término do novo prazo estabelecido, escolhendo até duas opções de curso – 1ª e 2ª opções –, que podem ser inclusive para vagas na mesma universidade. Para cada uma das opções, o estudante deverá indicar a modalidade de concorrência, de acordo com o estabelecido pela Lei nº 12.711/2012, que trata da reserva de vagas nas Instituições Federais de Ensino para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas da rede pública, com metade dessas vagas reservadas para estudantes que tenham renda bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Na divisão das vagas pelo critério de menor ou maior renda, também é aplicada a reserva para estudantes que se autodeclaram como pretos ou pardos (34,7% das vagas), na forma definida pelo regulamento da Lei.

Este será o terceiro ano consecutivo em que o SiSU fará uma única chamada, cuja divulgação está mantida para o dia 30 de janeiro, exclusivamente pela Internet, no site do SiSU e também aqui no Portal da UFSCar. O edital contendo o calendário completo das demais chamadas e das matrículas também está mantido e pode ser conferido aqui. O requerimento da matrícula dos convocados nesta primeira chamada deverá ser feito presencialmente nos dias 3, 6 ou 7 de fevereiro, dependendo do curso em que o candidato foi convocado. Todos os detalhes, horários e locais de atendimento desta primeira e das demais chamadas da UFSCar devem ser consultados no edital.

Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar ou pelo telefone (16) 3351-8152. Em caso de dúvidas sobre documentação e outros procedimentos relacionados ao ingresso por meio do SiSU, os estudantes podem acessar a página de orientações para matrícula da Coordenadoria.

Confira:

- Edital com o calendário de chamadas