Adriana Arruda - Publicado em 06-01-2017 15:00 - Atualizado em 20-01-2017
Conheça os cursos de graduação oferecidos pela UFSCar
Qualidade dos cursos da Universidade é reconhecida nacional e internacionalmente. Foto: Arquivo CCS
Com a chegada das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), entre os dias 24 e 27 de janeiro, muitos estudantes ficam em dúvida sobre que curso escolher como primeira ou segunda opção e também gostariam de entender melhor, por exemplo, as diferenças entre cursos de Licenciatura ou Bacharelado, ou entre os cursos de Licenciatura em Física ofertados pela UFSCar em Araras e em São Carlos, dentre outras dúvidas. Afinal, a Universidade oferta ao todo 65 opções de cursos de graduação presenciais, distribuídas em seus quatro campi (Araras, Lagoa do Sino, São Carlos e Sorocaba), e o momento de decisão é, justamente, o da inscrição no SiSU.

Você conhece as oportunidades que a UFSCar tem pra você no Campus Araras ou no Campus Lagoa do Sino? Quer saber porque o curso de Música da UFSCar é o único que não participa do SiSU? Já ouviu falar dos cursos de Engenharia Física, Gerontologia, Linguística e Educação Especial, ofertados em São Carlos? E que tal conhecer também as opções disponíveis no Campus Sorocaba?

Estas e outras informações sobre os cursos de graduação da UFSCar você confere no site da Pró-Reitoria de Graduação da UFSCar (ProGrad), onde, para cada curso, estão listadas informações gerais - como, por exemplo, o número de vagas, a carga horária e a duração - e, também, documentos como o projeto pedagógico e a matriz curricular, além dos meios de contato com os responsáveis pelo curso. Por meio do site, você também tem acesso à série "Que curso eu faço?", com vídeos sobre os cursos produzidos desde 2014 em parceria entre o Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da UFSCar, a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da Universidade e a ProGrad.

Se você tiver outras dúvidas ou quiser mais informações sobre a seleção para ingresso em 2017 na UFSCar, acesse www.ingresso.ufscar.br e consulte o edital.

Qualidade reconhecida
A UFSCar é reconhecida, desde o início das suas atividades, na década de 1970, pelo pioneirismo e pelo caráter ousado e inovador que imprime aos cursos de graduação que oferece. São reconhecidos como pioneiros e/ou inovadores, por exemplo, os cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Física e Gerontologia, além do curso de Medicina e outros da área da Saúde e das graduações oferecidas no Campus Lagoa do Sino. Além disso, também é destaque a qualidade do ensino oferecido em todos os cursos - atestada em diferentes rankings nacionais e internacionais, que colocam a Instituição entre as melhores do País -, bem como a indissociabilidade das atividades de pesquisa e extensão, com as quais o estudante pode se envolver ao longo de sua formação.