Mariana Pezzo - Publicado em 25-01-2017 13:00 - Atualizado em 25-01-2017
Abertas inscrições em seleção simplificada para ingresso de refugiados
Candidato deve ter registro no Conare e Ensino Médio completo. Foto: CCS
A UFSCar divulgou edital com as normas do processo de seleção simplificada para ingresso de pessoas em situação de refúgio nos cursos de graduação presenciais da Universidade. O edital é complementar à seleção já realizada por meio dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que teve cinco candidatos aprovados para ingresso nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Medicina e Psicologia, todos ofertados em São Carlos. Com exceção desses cursos em que já houve aprovados, o candidato pode se inscrever em qualquer uma das 60 opções de cursos restantes, distribuídas entre os campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

Para fazer a inscrição, é necessário que o candidato comprove a condição de refugiado, por meio de atestado emitido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Justiça, e que já tenha concluído o Ensino Médio ou nível equivalente. O pedido de inscrição será recebido exclusivamente pela Internet, no site da Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar, até o dia 2 de fevereiro.

A seleção específica para ingresso de refugiados é realizada pela UFSCar desde 2009, sendo este o segundo ano consecutivo em que foram utilizados os resultados do ENEM para acesso às vagas. Este processo de seleção simplificada é mais uma oportunidade para que pessoas em situação de refúgio que atendem aos requisitos legais, mas não participaram de edições recentes do ENEM, possam concorrer às vagas.

Mais informações podem ser obtidas por meio da consulta ao edital ou em contato com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação pelo telefone (16) 3351-8152.

Confira:

- Edital – Seleção Simplificada – Refugiados