Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 21-02-2017 08:43
UFSCar oferece pós-graduação para profissionais do setor sucroenergético
UFSCar oferece pós-graduação para profissionais do setor sucroenergético. Foto: FAI.UFSCar
A crise do petróleo ocorrida na década de 1970, além de disparar o preço do barril, que ultrapassou a marca dos US$ 50, despertou debates em todo o mundo sobre a necessidade de uma nova fonte de energia para substituir os combustíveis fósseis. Naquela época, o Brasil produzia 500 milhões de litros de álcool por ano. A partir de 1975, a criação do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) impulsionou a produção e hoje são produzidos 21 bilhões de litros a cada ano. No entanto, estima-se que a demanda anual pelo etanol brasileiro, para consumo interno e exportação, seja superior a 40 bilhões de litros.

Segundo o professor Octávio Valsechi, do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural (DTAiSeR) da UFSCar, que há 37 anos se dedica ao estudo da cadeia sucroenergética, capacitar os profissionais das indústrias é fundamental para aumentar a produção. “É necessário formar, atualizar e requalificar os profissionais, proporcionando-lhes competências gerenciais, novas habilidades técnicas, profundo conhecimento da empresa, de seus fornecedores, clientes e do ambiente que atuam”, afirma.

A UFSCar, com o objetivo de proporcionar essa formação, oferece a 13ª turma do programa de Master of Technology Administration (MTA) em Gestão Industrial Sucroenergética. As inscrições vão até 10 de março. O programa é pioneiro neste âmbito com o foco em Administração de Tecnologia. Essa pós-graduação, com nível de especialização lato sensu, tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

O curso aborda questões básicas como matéria-prima, geração de energia, produção de álcool e cana-de-açúcar orgânica, logística, mercado, controle de qualidade, novas tecnologias e gestão. Podem participar engenheiros, administradores, economistas, tecnólogos e demais profissionais com formação em nível superior que exercem ou pretendem exercer atividades relacionadas ao setor sucroenergético. O corpo docente é formado por renomados pesquisadores da UFSCar, do antigo Instituto Nacional do Açúcar e do Álcool (IAA), pioneiro nos estudos dessa cadeia produtiva, e do Proálcool, além de colaboradores de outras instituições.

Curso – As aulas serão ministradas na cidade de Sertãozinho (SP), nas dependências da Universidade Corporativa do Setor Sucroenergético (Uniceise), a partir do dia 18 de março, em encontros quinzenais, que ocorrem aos sábados. O curso, com duração de 1 ano e 8 meses, tem a parceria do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise-BR). Os interessados devem enviar a ficha de inscrição disponível em www.mta.ufscar.br, juntamente com o Curriculum Vitae, para o e-mail mta@cca.ufscar.br. A seleção dos candidatos será feita por meio de análise curricular. Mais informações no site ou pelo telefone (19) 3543-2614.