Mariana Ignatios - Publicado em 22-02-2017 09:46
Samba é tema de eventos na UFSCar e na USP
Exposição está aberta até dia 31 de março na Biblioteca da UFSCar (Foto: Matheus Mazini)
O programa de extensão Música Popular: história, performance e ensino, dá prosseguimento às atividades desenvolvidas por meio do projeto "Cem anos de samba", ambos coordenados pela professora Thaís dos Guimarães Alvim Nunes, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar.

Até o dia 31 de março está aberta, na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, uma exposição com imagens (pinturas e desenhos) elaboradas pelo artista Pablo Azevedo, e também com letras de canções e áudios reunidos em programas de rádio produzidos pelo Instituto Moreira Salles, por meio da Rádio Batuta, em parceria com a CBN, sobre a história do samba; a iniciativa permite que visitantes possam conhecer um pouco mais sobre este importante gênero musical brasileiro. A exposição pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.

Entre os dias 2 e 31 de março, o Centro Cultural da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, também recebe mostra com novas imagens de Pablo de Azevedo, letras e áudios de canções. O Centro Cultural está localizado na Avenida Dr. Carlos Botelho, 1465, e a visitação será de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 17h30.

No dia 17 de março, às 20 horas, o mesmo espaço sedia palestra com o professor Adelcio Camilo Machado, do DAC, sobre as relações entre o samba e a indústria fonográfica; e no dia 24 de março, às 20 horas, tem apresentação musical com o Grupo Regional Cadência, com participação da professora Thaís dos Guimarães Alvim Nunes, do percussionista Vladimir Bernardes, e dos alunos do Curso de Música da UFSCar Daniel Sander e Rute Santiago.

Todas as atividades são gratuitas e abertas a qualquer interessado. Mais informações pelo e-mail thaisdosgui@gmail.com

Outras iniciativas - O projeto "Cem anos de samba" já recebeu a historiadora Fabiana Lopes da Cunha, da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Ourinhos), com a palestra “Da Casa da Tia Ciata à Cidade do Samba: o samba carioca, seus lugares, religiosidade, humor e identidade"; o etnomusicólogo Carlos Sandroni, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e autor do livro “Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933)”; e a palestra do professor Eduardo Conegundes de Souza, do DAC, intitulada “Roda de Samba: (re)território existencial e expressivo". Em parceira com o Espaço 7, foi realizado no mês de dezembro de 2016 um show com repertório de sambas de diferentes épocas com a participação de alunos do curso de Licenciatura em Música da UFSCar e músicos profissionais da cidade de São Carlos e região.