Adriana Arruda - Publicado em 13-03-2017 13:00
Biblioteca Comunitária da UFSCar lança novo portal
Site pretende ser um espelho do espaço presencial da BCo. Imagem: Matheus Mazini / CCS
Nesta segunda-feira, dia 13 de março, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar lançou o seu novo portal. Com um layout totalmente repaginado, o site pretende reunir informações institucionais e notícias destinadas aos seus públicos-alvo que incluem os membros da comunidade universitária bem como qualquer cidadão interessado. De acordo com Eliane Colepicolo, diretora da BCo, o intuito é que o novo portal seja um espelho do espaço físico da BCo, agregando conteúdo rico e atualizado. "A ideia é destacar quatro elementos principais: os espaços oferecidos pela Biblioteca; os acervos, que são os nossos produtos; os serviços que prestamos à comunidade; e os eventos que acontecem na BCo e os realizados pela equipe", explica Eliane. Nesse sentido, o portal pretende informar todas as ações realizadas pela Biblioteca, promovendo seus recursos a usuários de todo o mundo. "Temos a expectativa de publicar textos também em Inglês e em Espanhol, visando a internacionalização", completa a diretora.

No novo site, os usuários da comunidade universitária terão acesso facilitado aos produtos e serviços da BCo. "Criamos ferramentas para que esses usuários encontrem facilmente informações sobre realização de cadastro, quantidade de livros que pode ser emprestada por vez, duração dos empréstimos, além de dados sobre as coleções que constam em nosso acervo, incluindo bibliografia básica, complementar e as coleções especiais", enumera Eliane.

A página visa também informar a comunidade externa, tendo em vista que a Biblioteca é comunitária e atende, portanto, a população de São Carlos e região. "Para este público, ou seja, qualquer cidadão - incluindo as pessoas da terceira idade, adolescentes, crianças e pessoas com necessidades especiais -, também será mais fácil tomar conhecimento dos eventos que vão ocorrer na BCo e dos que já ocorreram e poderão se repetir. As pessoas também poderão saber mais sobre os nossos espaços e sobre as inúmeras coleções da BCo que são voltadas para o lazer e entretenimento", destaca a diretora.

O Portal BCo deve ir além das informações institucionais devido ao seu papel comunitário, que se alia ao compromisso com a extensão universitária que a UFSCar enquanto instituição também tem. "Entendemos que um Portal disponível na Internet com conteúdos bem elaborados e atrativos, com tutoriais e manuais sobre recursos informacionais e culturais, pode trazer muitos usuários para a BCo, seja de modo presencial ou virtualmente. Com isso, a Unidade cumpre um importante papel de prestação de serviço de informação à Universidade e ao cidadão", finaliza Eliane.

O novo site da Biblioteca Comunitária pode ser acessado em www.bco.ufscar.br. Mais informações sobre seu lançamento podem ser conferidas neste link.