Adriana Arruda - Publicado em 15-03-2017 13:00
UFSCar recepciona alunos com ações acolhedoras e campanha de vacinação
Calourada UFSCar incentiva ações solidárias e integração de estudantes. Arte: Matheus Mazini / CCS
No mês de março, a UFSCar se prepara para receber em seus quatro campi - São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino - as 2.897 pessoas que foram aprovadas para iniciar seus estudos de graduação na Universidade em 2017. Para isso, está programando uma série de atividades de recepção e acolhimento com a Calourada 2017, evento com o objetivo de compartilhar informações importantes com os novos estudantes e integrar a comunidade universitária.

As atividades da Calourada no Campus São Carlos se iniciam na próxima segunda-feira, dia 20 de março, com a Aula Magna ministrada pela Reitora da UFSCar, professora Wanda Hoffmann. O evento acontece das 14 às 15h30, no Teatro Florestan Fernandes, área Norte do Campus. A Reitora também realizará Aula Magna nos demais campi: em Araras, o evento acontece no dia 20, às 9 horas, no Anfiteatro do Campus; em Sorocaba, a aula será no dia 22 de março, a partir das 14 horas, no Auditório do ATLab; e, no Campus Lagoa do Sino, a Reitora recepciona os alunos, no dia 22, às 9 horas, no Restaurante Universitário.

Neste ano, programação da Calourada, no Campus São Carlos, contempla campanha de vacinação contra a febre amarela voltada, especificamente, aos calouros e será realizada no dia 20 de março, a partir das 15h30, no Auditório 2 da Biblioteca Comunitária (BCo). Também no dia 20, tem início a campanha solidária de doação de cabelos, além de uma série de atividades com o intuito de compartilhar com os ingressantes informações importantes sobre o funcionamento da Instituição.

Já no dia 21 de março, o Campus São Carlos promove rodas de conversas com temas diversos, como iniciação científica, empreendedorismo, projetos de extensão, conhecimento de Línguas e a Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar. Neste dia, os alunos também poderão conferir show da Big Boom Orchestra, que se apresenta a partir das 19h30, no Teatro Florestan Fernandes. A programação da Calourada continua na quarta-feira, 22 de março, data em que os alunos interessados participam de um passeio ciclístico, a partir das 9 horas. O ponto de partida é o Ginásio, na área Sul do Campus.

De acordo com a Pró-reitora de Graduação Adjunta da UFSCar, professora Cláudia Gentile, as atividades realizadas no escopo da Calourada mostram aos novos alunos que a Universidade vai muito além das salas de aula. "Existem inúmeras frentes nas quais os estudantes podem investir ao longo da graduação - tanto para seu próprio crescimento pessoal, como para o exercício da cidadania e benefício de toda a comunidade. O intuito do evento é que os discentes aprendam também sobre as unidades institucionais com as quais eles necessariamente se relacionarão ao longo da vida acadêmica", afirma Gentile.

Segundo a Pró-reitora, a Calourada é um marco na vida dos novos alunos. "Trata-se de um momento especial, de celebração de uma grande conquista e de início de uma importante etapa na vida dos estudantes", destaca. Todas as informações sobre as atividades do Campus São Carlos da Calourada 2017 estão disponíveis em www.calourada.ufscar.br.

Ações nos outros campi
Entre 20 e 29 de março, os demais campi da UFSCar também realizam ações de integração no âmbito da Calourada 2017. Em Araras, estão previstas apresentações de setores e programas da Universidade, arrecadação de alimentos, gincana, trotes solidário e ecológico e tour pelo Campus. Já em Sorocaba, haverá apresentação do Movimento de Empresas Juniores; feira das entidades estudantis; gincana; oficinas sobre relações de gênero no território escolar, muralismo e zumba; além de orientações sobre cuidados com a saúde e primeiros socorros. Por fim, o Campus Lagoa do Sino realiza trilha ecológica, visita técnica à Estação Ecológica da cidade de Angatuba (SP) e campanha contra o mosquito Aedes aegypti.

Com iniciativas diversas, a UFSCar incentiva ações solidárias, esportivas e que visam o bem-estar do estudante, repudiando qualquer tipo de ato violento e de constrangimento. O Regimento Geral da Universidade prevê sanções disciplinares para comportamentos inadequados e a Ouvidoria da Universidade recebe denúncias de casos que envolvam trotes ou outros comportamentos violentos, degradantes ou discriminatórios. O contato pode ser feito pelo site www.ouvidoria.ufscar.br.

A Calourada 2017 é uma realização da Pró-reitoria de Graduação (ProGrad) em parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) e com diferentes coletivos estudantis da Universidade. A programação completa em todos os campi da UFSCar está disponível em www.calourada.ufscar.br.