Mariana Pezzo - Publicado em 16-03-2017 08:48
Roda de Conversa abordará ações afirmativas, diversidade e equidade
Seminário realizado em 2016, no Campus Sorocaba, para a construção da Política. Foto: João Justi.
A Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Saade) da UFSCar realizará, no dia 21 de março, roda de conversa sobre a Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Universidade. O evento, aberto a todas as pessoas interessadas, acontecerá das 14 horas às 17h30, no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária (BCo), que fica na área externa da BCo, na área Norte do Campus São Carlos.

O objetivo da roda de conversa, além da apresentação da Política, é apresentar também alguns dos setores e unidades que têm envolvimento com a sua concretização, bem como reafirmar o papel institucional de respeito à diversidade e promoção da equidade. Foram convidados a participar da conversa alguns grupos que têm parceria com a Saade, como: Incluir - Núcleo de Acessibilidade da UFSCar; Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros; servidoras e servidores com vínculo com o curso de graduação em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa; Centro de Culturas Indígenas (CCI); Frente Negra; Diretório Central dos Estudantes (DCE); Liga de Estudos sobre Diversidade e suas implicações na Saúde; e Liga Interdisciplinar em Saúde da Mulher.

Política
A Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar, aprovada pelo Conselho Universitário (ConsUni) em outubro do ano passado, foi construída ao longo de todo o ano de 2016 em um processo dialógico e participativo que envolveu a comunidade dos quatro campi da Instituição. O documento resultante apresenta um conjunto grande de diretrizes gerais e específicas de cada uma das três áreas a partir das quais está organizada a atuação da Saade: Relações Étnico-Raciais; Inclusão e Acessibilidade; e Diversidade e Gênero. Saiba mais no Blog da Saade.