Mariana Pezzo - Publicado em 21-03-2017 13:00
Feminismos e novas masculinidades serão tema de roda de conversa
Roda de conversa sobre gênero e diversidade realizada pela Saade em 2016. Foto: João Justi
A Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Saade) da UFSCar, em parceria com a Coordenação do curso de graduação em Ciências Sociais e com os departamentos de Sociologia e de Ciências Sociais, realiza no dia 28 de março a roda de conversa "Feminismos e Novas Masculinidades em debate: diálogos para a prevenção das violências de gênero". O evento, gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas, acontece a partir das 19 horas, no Teatro de Bolso, que fica na área Sul do Campus São Carlos.

A roda de conversa tem como objetivo ser um momento de reflexão e debate sobre aspectos dos feminismos e das novas masculinidades que, em diálogo, podem colaborar para um processo contínuo de educação das relações de gênero. Os proponentes entendem esse debate como fundamental para o combate aos machismos na sociedade, uma vez que possibilita o encontro de ideias para a construção de relações de gênero pautadas pela alteridade e pela busca constante de construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

"Falar sobre as relações de gênero e problematizar este tema no ambiente universitário são ações que contribuem para o combate e a prevenção das violências contra a mulher e contra a população LGBT. Momentos de reflexão e diálogos como este estão sendo planejados e incentivados pela Saade e vão ao encontro das expectativas contidas na Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar, que sustenta a posição da Universidade de promover ações e reflexões relativas às relações de gênero e diversidade sexual na sociedade, de modo geral, e na Instituição, de modo específico, atuando no combate às violências contra a mulher, a homofobia, a lesbofobia, a bifobia, a transfobia", afirma o Secretário de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade, Djalma Ribeiro Junior.