Fabricio Mazocco - Publicado em 22-03-2017 08:53
EdUFSCar lança livro sobre literatura e o cinema no ensino de ciências
Capa do livro, que será lançado no dia 31 de março, na Livraria da EdUFSCar. Foto: Fabricio Mazocco.
Imagina você aprender ciências com o uso de literatura e filmes? Este é o ponto central de reflexão do livro "Literatura e cinema no ensino de ciências: ensaios e questões para sala de aula", de autoria de Tulio Ferneda, publicado pela Editora da UFSCar (EdUFSCar), e que será lançado no dia 31 de março no Campus São Carlos da UFSCar.

A publicação tem como base uma concepção de educação científica ampla, pela qual é indispensável problematizar a ciência como construção humana e seu papel na sociedade. Os argumentos utilizados pelo autor são em defesa das artes como possível ponto de partida para se trabalhar essa dimensão do ensino. "Pesquisas como as do professor Luís Paulo Piassi, da USP, e de outros autores que trabalham na mesma linha, mostram como a ficção pode desempenhar diferentes papéis no ensino: motivar os alunos, desenvolver conceitos científicos, problematizar as concepções de ciência, debater a relação entre ciência e sociedade etc. No estudo que realizei, a intenção foi analisar esses dois últimos aspectos", explicou o autor.

A ideia do livro surgiu do mestrado desenvolvido por Ferneda, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Nesta pesquisa, o autor estudou uma aproximação entre romances de ficção científica e o ensino de ciências. Na dissertação constam quatro textos de análise que fazem referência a romances clássicos da ficção científica. Para o livro, alguns trechos foram aproveitados integralmente, outros foram recortados ou reformulados, com o intuito de obter uma linguagem que não fosse tão marcada com os detalhes da metodologia da pesquisa. "A intenção do livro é apresentar os principais resultados da pesquisa com uma linguagem menos técnica, bem como algumas análises de filmes, que não fizeram parte do mestrado", afirmou.

São sete ensaios que introduzem o leitor no universo ficcional de romances e filmes, sendo quatro destinados à literatura e três ao cinema, analisando enredos em que ciência e tecnologia desempenham um papel decisivo. No último capítulo são propostas questões para reflexão, como suporte para que os educadores desenvolvam atividades de debate em sala de aula no contexto da Educação Básica. "Meu livro é um convite para os educadores pensarem uma dimensão muito particular do ensino de ciências, a dimensão histórica, humana e social da ciência, que a meu ver é o aspecto menos trabalhado nas salas de aula", finalizou o autor.

Tulio Ferneda é formado em Física pela UFSCar e tem atuado como professor de ensino médio e cursos pré-vestibulares. Em 2015 concluiu a dissertação de mestrado intitulada "A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências". Atualmente desenvolve uma pesquisa de doutorado na linha de Educação Escolar, na qual busca aproximar estudos sobre cultura, educação escolar e currículo.

O lançamento de "Literatura e cinema no ensino de ciências: ensaios e questões para sala de aula" será no dia 31 de março, aberto ao público, com início às 15 horas, na Livraria da EdUFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, no prédio da Biblioteca Comunitária. Mais informações sobre o livro podem ser acessadas no site www.editora.ufscar.br.